sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mais uma do Ricardo Teixeira no Pará

Do leitor José Carneiro, sob o título acima:

-------------------------------------------

Quando se vivia aquela lenga-lenga da escolha das subsedes da Copa do Mundo de 2014, Belém foi listada, pelo sr. Ricardo Teixeira, como uma das doze prováveis capitais a serem ungidas para o mundial da Fifa no Brasil. Das doze - todos ainda devem se lembrar -, sairiam dez. Pelas regras da Fifa, contidas em seu famoso e rigoroso Caderno de Encargos, Belém parecia de fato estar distante de ser uma das escolhidas, sobretudo por causa da questão do fluxo viário no entorno do estádio de futebol. É ocioso falar sobre isso e o problema sobrexiste mesmo quando não há jogos no estádio.
A Ffia agiu certo, e só a paixão dos torcedores impedia de ver essa verdade. Mas o sr. Ricardo Teixeira, que dispensa comentários em se tratando de débitos com a Justiça, encenou uma pantomima em Belém, praticamente oficializada, de maneira humilhante, pelo governo do Estado.
Ele marcou uma vinda a Belém, em jatinho particular, e comunicou à governadora de então, Ana Julia Carepa, que por questões de agenda e falta de tempo, não poderia ir ao centro da cidade. Ele gostaria de se encontrar com ela no próprio Aeroporto de Val-de-Cães. E a governadora caiu na armadilha. Encheu-se de pompas e, ao invés de obrigá-lo a ir, como manda o protocolo, ao Palácio do Governo, dirigiu-se ao aeroporto, num horário de calor tórrido, para oferecer salamaleques ao todo-poderoso presidente da CBF e, em troca, ser presenteada com uma camisa da CBF. A governadora saiu empavonada desse encontro, que não rendeu nada ao Pará, a não ser promessas e ainda acompanhou o sr. Ricardo Teixeira ao seu avião particular.
Agora, outros tempos, outro ano e outro governador, Simão Jatene. Mas o presidente da CBF ainda é o mesmo, Ricardo Teixeira. E, segundo se propala, por ingerência do governador (grande pleito a ser defendido, imaginem!) o capo da CBF marcou, para Belém, um jogo amistoso entre Brasil x Argentina para este mês de setembro, com uma peculiaridade: o clássico sul-americano será disputado apenas por jogadores que atuam em clubes de seus respectivos países, ou seja, as principais atrações do futebol mundial (como Messi e Kaká, apenas para citar dois exemplos), não estarão em cena. Mas como as cores dos uniformes serão respeitadas, a CBF acha que atrairá um grande público de qualquer maneira, no que ela tem toda razão.
E aí é que entra o grande golpe do sr. Ricardo Teixeira, nessa provável aliança com o governo do Estado: o preço dos ingressos. No dia 31 de agosto, a CBF comunicou à Federação Paraense de Futebol (que é nada mais, nada menos, do que um braço, um pequeno braço da teia de corrupção da CBF no Pará) os preços a serem cobrados para o jogo, que serão os seguintes:

* Arquibancada:   90,00 reais (meia entrada 45,00 reais)
* Cadeiras:          190,00 reais (meia entrada 95,00 reais)
* Camarotes:        500,00 reais
* Cadeira VIP:     240,00 reais

O governo do estado, por sua vez, não divulgou sua participação nesse espetáculo. Se contribuiu, se isentou alguma taxa etc. etc. O que foi anunciado é que os ingressos de cortesia (como o dos aposentados, por exemplo) estão suspensos para este jogo.
É certo que o estádio vai lotar, é certo que o público vai vibrar, como é certo que, mais uma vez, o sr. Ricardo Teixeira, fazendo do interesse público o seu interesse particular, consegue impor a sua ordem pessoal no mundo do futebol. E o público, mais uma vez, assistirá boquiaberto de emoções a mais um desmando.
Ponto final!

6 comentários:

Anônimo disse...

Estás coberto de razão. Uma pena. Como é que aquele brasileiro da periferia, que adora futebol, vai desembolsar 90 paus para ir ao estádio. Vai faltar arroz na sua casa, vai faltar o básico da sobrevivência. O circo agora é para poucos. poucos privilegiados. O povo que se arrebente. Ricardo Teixeira não respeita a paixão do povo brasileira. Para ele o que importa é se satisfazer. É como disse o paraense Sócrates: Diretas para CBF. Fora Teixeira !!!

Anônimo disse...

A título de contribuição o valor da arquibancada no jogo da Seleção Brasileira no dia 12/10/2005 (eliminatória da COPA de 2006) no mangueirão contra a Venezuela foi de R$ 50,00.

Anônimo disse...

QUANTA BOBAGEM DISCUTIR O PREÇO DO INGRESSO.

PARAENSE QUE SE PREZA NÃO IRÁ A ESSE JOGO EM REPRESÁLIA PELA NÃO ESCOLHA DE BELÉM COMO UMA DAS SEDES DA COPA 2014.

Anônimo disse...

Pb se nao leu tem q ler o livro jogo sujo do ingles peter jennings. Mostra a mafia da FIFA Lembra q na divulgacao das sedes o Blatter vacilou e disse que aqui tivemos problemas mas e MAnaus a escolhida. No livro mostra q o Blatter entre outras falcratuas era executivo da coca cola antes da fifa, e a coca esta em Manaus, assim como a Sony e outros players da FIFA.Belem n tinha chance , apesar de ser o terceiros melhor projeto. So implodindo o mangueirao e construindo outro. Ana julia foi infeliz em acreditar nesses caras, tomara q o jatene na entre nessa.

Poster disse...

Realmente, é um grande livro, Anônimo.
Abs.

Anônimo disse...

Não entendi o post. Até o reino mineral sabe disso.