sexta-feira, 23 de setembro de 2011

"Um Presente para Belém" será lançado hoje

A Federação das Indústrias do Estado do Pará - Fiepa, a Diretoria da Festa de Nazaré e a Associação dos Amigos da Praça Batista Campos lançam nesta sexta-feira o projeto "Um Presente para Belém". A partir de tal acontecimento, a Praça Batista Campos, localizada no centro da capital paraense, será totalmente iluminada com elementos natalinos com o objetivo de consolidar como tradição, o Círio de Nazaré como o Natal dos Paraenses. O evento será às 18h, na sede da Fiepa, na travessa Quintino Bocaiúva, em Belém.
De acordo com o superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) no Pará, José Olímpio Bastos, a ideia do projeto é transformar e simbolizar a Praça Batista Campos como uma grande árvore de natal. "Vamos acender de forma espetacular a praça entre as 18h e 19h da quinta-feira, 06, antes do domingo do Círio. Será a anunciação da chegada do Círio de Nazaré", explica José Olímpio.
 Ainda de acordo com Olimpio, existem cerca de 213 árvores na praça passíveis de serem iluminadas de acordo com o projeto arquitetônico. Elementos diversos como coretos, pontes, fontes, chafariz, entre outros também receberão luzes especiais. "No total serão mais de 5 quilômetros de iluminação natalina em cordas, além das mais variadas formas como cometas, estrelas, laços, sinos, anjos, sagrada família e nossa Senhora de Nazaré, que ficarão acesas durante todas as noites do final de semana do Círio, assim como durante todo o período da Festa de Nazaré, ou seja, cerca de 18 dias", destaca. Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará - Fiepa, José Conrado Santos, o projeto "Um Presente para Belém" será uma oportunidade de divulgar a cidade de Belém e o estado do Pará de uma forma muito positiva para o Brasil e quem sabe para o mundo inteiro.
"Por se tratar de um evento inusitado e ao mesmo tempo inovador em nossa região, acreditamos que o projeto vai fortalecer o turismo em nossa cidade durante o Círio, o que reflete diretamente em toda economia paraense. A Praça Batista Campos será mais um atrativo aos visitantes de fora do estado, assim como para a nossa população. Para fortalecer ainda mais neste aspecto atrativo, será montado um palco na aera central da praça, onde haverá uma programação artística e cultural com apresentações diárias de dança, teatro, música, entre outros", aponta Conrado.
 PARCEIROS: O projeto "Um Presente para Belém" será executado pela Fiepa em parceria com a Diretoria da Festa de Nazaré e Associação do Amigos da Praça Batista Campos. Após o desenvolvimento do projeto, a diretoria da Fiepa reuniu-se com diversas empresas e organizações em busca parceiros e patrocinadores. Destas, nove já confirmaram participação no projeto: Banco da Amazônia, Vale, Celpa, Y.Yamada, SINDUSCON, Gráfica Sagrada Família, Guascor, Prefeitura Municipal de Belém e Governo do Estado do Pará.
 O 2º Presente para Belém: "Após o período da Festa de Nazaré, com a Praça Batista Campos já preparada com a iluminação natalina, a partir do dia 1º de dezembro, ela será acesa novamente, mas agora, durante todas as noites do mês. A ideia é levar o projeto até o aniversário de Belém, comemorado no dia 12 de janeiro, momento este o qual será encerrado o projeto", explicou José Olímpio Bastos.
Ainda de acordo com Olímpio, durante a continuação do projeto haverá também uma extensa programação cultural, agora com a temática natalina. "Para isso, a gerência de Cultura, Esporte e Lazer do Sesi Pará em conjunto com as entidades parceiras estão responsáveis por coordenar e criar a programação cultural do projeto. Nossos colaboradores em parceria com as empresas estão entrando em contato diário com escolas de arte, música e dança, academias e demais centros artísticos e culturais com o intuito de convidar para participar do projeto. Será uma grande oportunidade para artistas individuais ou grupos apresentarem seus trabalhos artísticos ", finalizou.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alguém pensou nas aves que pernoitam nessas árvores? Ou as aves são detalhes desprezíveis aos gênios que querem presentear as empresas que trabalham com iluminação natalina?