terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quantos dos 1.600 da conferência são advogados?

Como previsto, e antecipado ontem pelo Espaço Aberto, a OAB Nacional se fez ausente da abertura no Hangar, ontem à noite, da V Conferência dos Advogados do Estado do Pará.
A Mesa não teve a presença do presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante, que estava em Maceió, e nem tampouco do presidente do Supremo, Cezar Peluso, que compensou a ausência com uma mensagem exibida num telão, saudando os participantes do evento.
Mas o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, teve a seu lado, na mesa dos trabalhos, a presença de políticos como o vice-governador Helenilson Pontes; a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) e o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL-PA).
A Ordem tem anunciado que 1.600 pessoas se increveram para participar da V Conferência. Não se sabe, todavia, quantos são advogados e quantos são estudantes de Direito ou mesmo bacharéis, ou seja, aqueles que já se graduaram, mas ainda não foram aprovados no Exame de Ordem.
Independentemente do status dos participantes - pelo menos dos que compareceram à abertura da conferência -, os segmentos que apoiam o presidente da OAB, nesta fase de dissensões internas que a entidade vem enfrentando, mostravam-se aliviados, ontem à noite.
Isso porque, mais do que presenças ilustres na mesa, eles se preocupavam com a possibilidade de alguma manifestação hostil a Vasconcelos, sobretudo depois que dezenove pessoas - 16 conselheiros e mais três diretores da entidade - já se afastaram temporariamente, depois de instaurado, pelo Conselho Federal, um processo que examina a possibilidade de decretar intervenção na Seccional paraense, por conta de irregularidades na venda de imóvel em Altamira para o advogado Robério D'Oliveira.
Mas ontem mesmo, no início da noite, advogada das mais experientes dizia ao poster, quando indagada se acreditava numa manifestação hostil a Jarbas Vasconcelos, durante a abertura do evento.
- Não acredite nisso. Porque não existe classe mais conservadora do que a dos advogados.
Ela, a advogada, tinha, ou melhor, tem a mais plena razão.

15 comentários:

Anônimo disse...

O presidente do STF, Cezar Peluzo, prestigiou a abertura da V CONFERÊNCIA DOS ADVOGADOS DO ESTADO DO PARÁ, OAB-PA, presidida por Jarbas Vasconcelos.O conteúdo da manifestação está no site www.oabpa.org.br, na parte vídeo TV.
Isso é fato.A programação está excelente.

Anônimo disse...

Eu estive na abertura da V Conferência dos Advogados do Pará e posso testemunhar que encontrei muitos e muitas advogadas militantes tanto de Belém quanto do interior do Estado.

Anônimo disse...

A V Conferência dos Advogados do Pará, a meu ver, é uma das mais bem organizadas e com densa qualidade em razão da qualidade das temáticas e conferencistas.A OAB-PA,presidente Jarbas, está de parabéns.

Anônimo disse...

Regozijo,alento e esperança é o que podemos sentir na abertura da V Conferência dos Advogados do Estado do Pará vendo nascer para a advocacia uma forma verdadeira de gestar a OAB-PA em prol de todos os advogados. É de pessoas com essa coerência,como tem sido o presidente Jarbas Vasconcelos, que necessitamos para a entidade.

Anônimo disse...

Sou advogada e sempre que posso travo uma batalha pelos bons valores na advocacia e acredito cada vez mais que a gestão da OAB-PA,presidida por Jarbas Vasconcelos, tem sido uma grande aliada para alavancar e consolidar os bons valores que continuam firmes na defesa do Estado Democrático de Direito e no fortalecimentos de TODOS os advogados.

Anônimo disse...

Os licenciados, vamos dizer assim, em sua maioria são candidatos em chapa de oposição ano que vem. Nada mais natural que se afastem e deixem quem quer trabalhar em paz..

Anônimo disse...

A teoria e o sonho bom as vezes são muito bonitos. Gostaria que todos os elogios feitos pelos "comentaristas" acima fossem verdades verdadeiras. Mas a prática é bem diferente. Bons sonhos...

Anônimo disse...

Foi uma vergonha. Primeiro porque não havia nem a metade dos 1.600 "inscritos". Depois porque não se via advogados, só estudantes e até pessoas anônimas recrutadas. Em seguida (a pior de todas as vegonhas) não havia um só dos ex-presidentes presentes. Nennhum. Nem o homenageado Doutor Julio de Alencar, o o Edilson Silva, que empresta apoio ao Jarbas. Isso é o que se pode chamar de isolamento!
O Ministro Cesar Peluso não veio porque não queria prestigiar quem, no futuro, pode ser obrigado a julgar. A mesa composta era um horror de ausência advocatícia.Só políticos!

Anônimo disse...

Poxa, PB! Eu estou muito chateado. Acho que a emoção foi tanta com o sucesso da abertura da conferencia ontem, como relatam os prepostos do JV aí encima, que fiquei cego e nem vi o ministro Cezar Peluso. Só vi um filme dele e as pessoas levantando do auditório diante do prestígio dessa "presença" do presidente do STF. Pura emoção!

Anônimo disse...

O mesmo anônimo postou as cinco primeiras mensagens! É o plantonista de sempre, que só enxerga coisas boas na OAB! Ficar feliz porque não foi xingado é o fim de Jarbas Vasconcelos. PEDE PRA SAIR ANTES DO XINGAMENTO FINAL E DEFINITIVO!

Anônimo disse...

Prezado PB,

Podem até falar do Jarbas, é um direito a crítica, mas querer negar o fato de que a conferência é de uma organização impar já é demais, interessante é a apuração do tempo dos presentes através de ponto eletrônico, não permitindo que os inscritos possam fraudar suas presenças mediante assinaturas de terceiros, quanto ao número de participantes, ai bermeguy, dê um pulo na conferência, e confirme o prestígio do evento, com discussões relevantes para a sociedade, muito proveitoso e grandioso, como tem sido a tual gestão, espero que os desertores não retornem pelo tapetão, fiquem longe, pois assim nós advogados agradecemos.

Anônimo disse...

Esse aí das 20:36 é mesmo um neófito! Todo mundo marca presença , inclusive alguns advogados públicos e estudantes, e vão embora. Controle nenhum, ô neófito!

Anônimo disse...

controle de ponto para os participantes???? kakakakaakka
Quem teve essa ideia genial pensou o seguinte: assim a gente força os inscritos a irem e força os estudantes a ficar lá dentro para não esvaziar a conferencia que já está vazia kakakakakak! se os estudantes não ficarem, não ganham os pontos para as provas!!! Eu nunca vi isso em conferencia respeitada por ilustres oradores

Anônimo disse...

É impressionante o "plantão" desse (a) comentarista !! A pessoa fica "ligada", direto, nos blogs para postar imediatamente uns 4, 5 ou 6 comentários de elogios ao Presidente da OAB/Pará. Os comentários têm intervalos de poucos minutos entre si. É fato que se repete a cada postagem de notícia nova. Poderiam ao menos dar uma disfarçadinha, não é não ??

Anônimo disse...

8:36, além de uma disfarçadinha ter um pouquinho de criatividade.