sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dezessete conselheiros se licenciam por 60 dias da OAB

Dezessete conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará - onze efetivos e seis suplentes - formalizaram o pedido de licença temporária por 60 dias do Conselho da entidade, em petição conjunta protocolada ontem. O afastamento coletivo foi antecipado pelo Espaço Aberto na última segunda-feira e reforçado em postagem publicada na terça-feira passada.
Afastaram-se temporariamente os conselheiros efetivos Ismael Moraes, Mauro Santos, Almyr Favacho, Kleverson Rocha, Leonardo Amaral Pinheiro da Silva, Leônidas Alcântara, Mário Freitas Júnior, Vladimir de Carvalho e A. P. Koenig, Edgar Medeiros Júnior, Guilherme Lobato e Marco Antonio Lobato de Paiva.
Além deles, licenciaram-se os conselheiros suplentes Ana Kelly Amorim, Valena Jacob Mesquita, Joseane da Silva, Márcio Guilhon, Fernando Vasconcelos Moreira de Castro Neto e Raphael Sampaio Vale.
Os dezessete conselheiros agora licenciados juntam-se a três diretores da OAB-PA que também decidiram se afastar temporariamente de suas funções: o vice-presidente, Evaldo Pinto; o secretário-geral adjunto, Jorge Medeiros, e o tesoureiro Albano Martins.
No documento conjunto em fundamentam os motivos do afastamento, os dezessete conselheiros seccionais alegam que, diante da licença de Evaldo, Jorge e Albano, "houve inevitável quebra na relação de confiança entre os conselheiros seccionais subscritores e os membros remanescentes da Diretoria do Conselho", uma referência ao presidente da Seccional, Jarbas Vasconcelos, e ao secretário-geral, Alberto Campos, que permanecem no exercício de suas funções e, ao que tudo indica, não deverão se afastar.
"A quebra de confiança alegada caracterizou-se de forma robusta após conclusão preliminar da Comissão de Sindicância do CFOAB [Conselho Federal da OAB], que sugere em seu parecer intervenção na Seccional Paraense em razão das graves irregularidades apuradas no episódio que envolveu a venda do terreno de Altamira", dizem os 17 signatários do documento.
Acrescentam ainda que, diante da crise enfrentada pela OAB nos últimos dois meses, agravada com o afastamento temporário de três diretores, "não há outra forma de velar pela dignidade e independência da instituição senão afastarmo-nos também, sob o manto da licença temporária, e aguardar com serenidade e confiança a decisão de mérito do Conselho Federal".

13 comentários:

Anônimo disse...

O importante é que reconhecem(não todos, pois alguns são inocentes e levados...) a quebra de confiança da qual eles mesmos deram causa alimentando uma certa mídia para denegrir a imagem da OAB-PA.Isso é fato notório e incontroverso AO VIVO E A CORES.E pelo andar da carruagem vão continuar a buscar alimentar aquela certa mídia para continuar a sanha de denegrir a entidade.

Anônimo disse...

A OAB desde de sua histórica luta contra as ditaduras nasceu para a advocacia. A OAB não é propriedade de interesses pessoais dvorciados da Defesa do Estado Democrático de Direito.Assim, a entidade tem, sim, que agir com isenção de ânimo contra a corrupção de quem quer que seja.Ninguém é dono da OAB-PA. A OAB-PA é de todos os advogados e não de grupinhos.Portanto, quem destoar desse princípio mater não merece representar a entidade.
Parabéns Dr. Jarbas pela luta empreendida no Estado do Pará contra a corrupção que tanto mau social tem causado ao povo paraense, demonstrando destemor e verdadeira independência em relação aos poderes públicos não tão públicos quando se trata de satisfazer o bem comum.

Anônimo disse...

Como advogada, com mais de 30 anos, trabalhando sem depender de favores políticos e de políticos, sempre convivi com cordialidade ética com meus pares de profissão e procurei incentivar o gosto por uma OAB-PA independente e para todos os advogados sem amarras aos poderes públicos e políticos em geral. O presidente Jarbas Vasconcelos tem conseguido plasmar isso de forma exemplar. Porém, lamentavelmente, tornou-se evidente que nem todos concordam com essa coerência.Por isso, toda essa conspiração cujos motivos são inconfessáveis.

Anônimo disse...

Aldebaro Klautau, Joaquim Lemos Gomes de Souza, Júlio Alencar, Aldebaro Klautau Filho, Egídio Salles, Daniel Coelho de Souza, Paulo Klautau, Ophir cavancante, e mais, muito mais.
Já não se fazem presidentes como se fazia antigamente.

Anônimo disse...

A GESTÃO DA OAB-PA É EXTRAORDINÁRIA
A OAB-PA, na gestão Jarbas Vasconcelos, é extraordinára. Não tenho dúvida de que a OAB-PA evoluiu muito na direção do fortalecimento da credibilidade da entidade perante a sociedade paraense e perante a advocacia.Pesa a seu favor a recente luta deslanchada contra a corrupção na ALEPA.Pesa a seu favor a defesa intransigente das prerrogativas profissionais de todos os advogados e advogadas. Pesa a seu favor a luta deslanchada naquilo que ficou conhecida como operação TQQ.Pesa a seu favor a transparência das contas da entidade disponível no site da entidade, demonstrando com esta iniciativa verdadeiro respeito a advocacia que ganha seu pão com suor e não com favores de políticos e poderes públicos corruptos. Pesa a seu favor o excelente trabalho na área da formação continuada da advocacia mediante a oferta de cursos de atualização e aperfeiçoamento para a advocacia de alta qualidade pela Escola Superior de Advocacia.Pesa a seu favor o excelente trabalho desenvolvido pelo tribunal de Ética e Disciplina e a Ouvidoria da entidade.Pesa a seu favor o excelente trabalho desenvolvindo pela Caixa de Assistência ao Advogados. Pesa a seu favor a revitalização da estrutura do Clube dos Advogados.Pesa a seu favor os inúmeros convênios firmados para que a advocacia tenha melhor qualidade de vida e crescimento em diversas áreas. Tem muito mais.Assim, apesar de todo o preconceito manifesto na conspiração contra a atual gestão, o certo é que as ações da atual gestão vão muito bem obrigado em favor da advocacia, da sociedade e do fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Por todo o exposto,e muito mais, pessoalmente,considero que não é mais tolerável que prosperem idéias preconceituosas contra a atual gestão.

Anônimo disse...

Caramba...o departamento de "marquetingue" tem caprichado nos textos.
Se esforça pra tentar fazer parecer que tá tudo lindo e maravilhoso.
Então tá, sumano.

Anônimo disse...

Ei, ei, ei... parece que DENOMIZARAM o Jarbas...
O rapaz já está condenado antes do julgamento. Parece até uma "santa" inquisição!

Sinceramente, mas com toda sinceridade mesmo, tô achando tudo isso muito, mutio estranho, mas muito estranho mesmo...
Afinal, quando uma quase metade do conselho se licencia, algo (politicamente) esquisito está acontecendo.

Quem está por trás disso tudo?
Quem responde? Mas quem se habilitar, responda com toda sinceridade, por favor?

Não estariam os conselheiros licenciados estão criando um fato político para dizer ao Conselho Federal - antes de sua decisão sobre a intervenção - que o atual presente naõ pode continuar na direção da OAB local?

Algo precisa ser explicado.Mas sem linchamento moral.
A verdade precisa ser revelada com todas as letras e tintas. Mas sem pressão política, seja de A, seja de B.

Agora, me pergunto: será isso possível nesse "angu" todo ? - só para usar usar a expressão do blogueiro.

Anônimo disse...

"Aldebaro Klautau, Joaquim Lemos Gomes de Souza, Júlio Alencar, Aldebaro Klautau Filho, Egídio Salles, Daniel Coelho de Souza, Paulo Klautau, Ophir cavancante, e mais, muito mais.
Já não se fazem presidentes como se fazia antigamente."

Mais uma tentativa infeliz de tentar jogar uns contra os outros. O Presidente Jarbas Vasconcelos mostra que está à altura dos desafios de seu tempo, combatendo a corrupção, o nepotismo e outras mazelas que grassam no nosso Estado e que alguns teimam em querer perpetuar.

Anônimo disse...

Não estou entendendo mais nada. O Conselho Federal da OAB está investigando atos irregulares na OAB Pará, dezenas de conselheiros se afastam da atual direção da entidade e quase todos os comentários deste post aplaudem o presidente a a extrema honestidade dele, curiosamente todos falando de um tal combate à corrupção. Quer dizer que a compra ilegal da sede da OAB em Altamira foi um ato de combate à corrupção? Então tá...

Anônimo disse...

E este pessoal tentando a todo custo
defener o indefensavel. Por falar nisto ganha um bolo quem tiver alguma noticia de algum dirigente das direções anteriores que tenha feito algum rolo tipo este de agora da OAB.

Anônimo disse...

Ah tá! Tá tudo certo então na OAB/PA. Não houve negócio escuso, imoral e ilegal. A compra do terreno pelo roberio foi perfeita! Os 3 diretores q se licenciaram (albano, amigo do jarbas entre eles) e os 17 (!!!) conselheiros que estão errados.
Parabéns, Jarbas e sua trupe! Nunca antes na história uma seccional da OAB foi obrigada a passar por esse vexame nacional por conta do processo de intervenção!

Anônimo disse...

Anônimo das 12h09, faltou vc lavrar que o Presidente também quis comprar imóvel dos advogados em Altamira. Por sorte os conselheiros insurgiram-se!!

Anônimo disse...

Deveriam ter se licenciado desde o inicio, pois assim aquela mídia não teria conseguido denegrir tanto a imagem da instituição, já vão tarde, agora a OAB/PA, volta a andar em passos firmes e largos, no caminho do correto, do justo, em defesa da democracia e do estado de direito, força JARBÃO.