terça-feira, 6 de setembro de 2011

Afastamento provisório ganha mais adesões

O Espaço Aberto retifica o termo, a palavra, a expressão, mas não o fato.
De antemão, o blog pede desculpa a seus leitores por ter usado o termo renúncia na postagem de ontem, intitulada Renúncia coletiva sob exame na OAB do Pará.
Não é renúncia. É licença.
Um afastamento provisório, portanto, nos moldes do formulado pelo tesoureiro da entidade, Albano Martins, um dos notificados a se defender no processo que examina a possibilidade de intervenção na entidade.
Retificado o termo, ratifica-se o fato.
E o fato é que, ainda nesta semana, de dez a 15 conselheiros da Ordem devem se afastar temporariamente de suas funções, até que tenha um termo, um fim, até que chegue ao seu deslinde (toma-te!), como dizem os nossos dotôres, esse angu danado decorrente da venda, em junho passado, de um terreno da entidade para o advogado Robério D'Oliveira.
Esse movimento, digamos, de dispersão começaria a ficar um pouco mais visível hoje, durante a reunião ordinária do pleno do Conselho Seccional, a primeira depois daquela do dia 16, que à unanimidade tornou nulos todos os procedimentos referentes à venda do terreno em Altamira.
Mas ontem, no início da noite, os conselheiros foram avisados por e-mail que a sessão de hoje está cancelada. A explicação é a de que o quórum seria substancialmente esvaziado porque muitos integrantes do Conselho estão fora de Belém, aproveitando o feriado de amanhã.
Mesmo assim, fontes seguras garantiram ao Espaço Aberto que, muito provavelmente até o final desta semana, um grupo até mesmo superior a 15 advogados deve pedir licença do Conselho.
De início, alguns advogados manifestaram-se contrários.
Depois, disseram-se convencidos de que o afastamento temporário em bloco servirá para sinalizar claramente ao presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, que ele não merece mais a confiança para continuar no cargo.

5 comentários:

Anônimo disse...

É UMA PRÁTICA COMUM A REVOADA...
Sabe que essa revoada tem sido comum sempre que se aproximam novas eleições para entidade.Foi assim com pelos menos os últimos 5 mandatos e presidentes que passaram pela OAB-PA.Veja-se, por exemplo, a última presidente,antes do Jarbas, quando ela terminou o mandato não tinha mais quase ninguém do Conselho dela com ela, foi uma revoada geral dois anos antes de conluir o seu mandato.Afora isso, pode-se acrescentar o fato que no curso da gestão passada foi quase comum trocar os ocupantes da diretoria executiva da OAB-PA, conforme confirmam os registros da gestão. Isso também aconteceu em mandatos anteriores ao dela.Só pesquisar...

Anônimo disse...

Quem será o substituto do Albano? Alguém pode informar?

Anônimo disse...

O primeiro anônimo, plantonista, é o próprio Jarbas. Ele nem dorme à noite para ver o que sai publicado de manhã cedo. Coitado, a casa dele continua caindo e ele ainda não se deu conta. Adia sessão do Conselho porque sabe que não vai ter quórum????? Em que estado de coisas nós chegamos????

Anônimo disse...

Pelo visto, os dois diretores vão ficar sozinhos..,

Anônimo disse...

O dia 12 de setembro está chegando. E vem aí uma novidade...