segunda-feira, 11 de abril de 2011

Facebook cria página exclusiva para jornalistas

Por Renan Justi, do Comunique-se

Voltada para profissionais de jornalismo e veículos de comunicação, a página “Jornalistas no Facebook” surge como alternativa à substituição de perfis tradicionais. Ao criar uma página exclusiva, o jornalista poderá fazer uso das ferramentas conhecidas, além de recursos pouco convencionais: análise de audiência, pesquisa entre os leitores, exibição de páginas afiliadas e número ilimitado de conexões entre usuários. (Veja o guia).
Segundo informa a rede, desde que o projeto teve início, em 2010, o tráfego de visitas na página dos jornalistas que aderiram aos novos usos da rede social aumentou, em média, 300%.
Entre os recursos disponibilizados, há a seleção de quais usuários estão autorizados a administrar tal página. Uma liberação será enviada aos convidados através da ferramenta Manage Admins. “Sua página no Facebook pode ser um novo canal de comunicação, onde você publica sua opinião direto da “rua”, observações sobre o processo de reportagem e artigos.”, diz o anúncio.

Insights
Semelhante ao serviço encontrado no Google, o Insights do Facebook ajuda o jornalista a conhecer as características de sua audiência e observar como este público está interagindo com a nova página; gráficos são apresentados, informando o fluxo e tipos de interatividade, além de dados geográficos e demográficos a respeito dos visitantes. O Facebook permite que qualquer uma destas informações seja exportada para o Excel.
"Curtir"

A opção “curtir” também funciona nas páginas dedicadas aos jornalistas, mas sem grandes novidades. Assim que um leitor utiliza o recurso, denominado like em inglês, sobre alguma atualização, ele passará a receber novas postagens deste mesmo jornalista. Os diferenciais, entretanto, são a exibição de um indicador com quantos “likes” a página recebeu, e a livre navegação dos visitantes sem a exigência de uma autorização.

Aplicativos
A ideia de oferecer aplicativos como fotos, eventos e plataforma de vídeos – recursos disponíveis para qualquer usuário – busca reforçar a ideia de rede entre jornalistas. As notificações ou qualquer ação interativa entre o leitor ainda é visualizada na aba superior à esquerda da home.

Nenhum comentário: