quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Operação descobre piratas no Guamá

No AMAZÔNIA:

Cinco motores de barco do tipo 'rabeta', roubados no fim do ano passado, foram recuperados pela Polícia Civil anteontem. As apreensões fazem parte da Operação Alça Viária, iniciada por policiais da Delegacia Fluvial, na Divisão de Combate ao Crime Organizado (DRCO). Durante a operação, todos os suspeitos conseguiram escapar.
A necessidade de realizar a operação foi percebida a partir de vários registros de ocorrências de roubo a embarcações em áreas próximas à Alça Viária, no rio Guamá, em novembro e dezembro do ano passado. A partir das informações iniciais das vítimas, os policiais fizeram várias incursões pelos locais indicados, para investigação.
No momento em que a polícia reuniu informações suficientes, resolveu 'estourar' a operação. Na manhã e tarde de terça-feira, cinco policiais civis foram de barco aos furos do Tajaçuí, Uriboca e Uriboquinha e revistaram dez casas. Os motores roubados foram recuperados, assim como dois cascos de canoas. Porém, em várias das incursões pelas casas, os donos fugiram pelo matagal sem que os policiais conseguissem capturá-los.
No dia da operação, policiais da Delegacia Fluvial descobriram que um dos suspeitos de participar dos roubos, o ribeirinho Reginaldo Cardoso Dias, o 'Chimbinha', já estava preso. Ele foi detido no dia 23 de dezembro passado por policiais civis da Seccional de Marituba, por assaltar na rodovia Alça Viária, a poucos quilômetros de onde mora. Agora vai responder a outros quatro processos criminais pelos roubos de motores.
A polícia está atrás de Reinaldo Dias de Lima, o 'Caboquinho', e de seu irmão Roberto Carlos Dias de Lima, o 'Trinta', considerado como o líder da quadrilha. Além deles dois, ainda há outras pessoas que estão sendo procuradas por suspeita de envolvimento nos mesmos roubos. Uma das vítimas foi roubada enquanto passava pelo canal do Tucunduba, no bairro do Guamá; as outras três foram assaltadas dentro de casa, nos arredores da Alça Viária.
Dos cinco motores recuperados, um já foi devolvido ao dono e outro será entregue hoje. Os demais três estão na DRCO (Vileta entre Marquês de Herval e Pedro Miranda), à espera dos proprietários. Para resgatá-los, é necessário apresentar nota fiscal.

Nenhum comentário: