sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tráfico ameaça polícia com ataques em série

No AMAZÔNIA:

Em retaliação à prisão de Jocicley Braga de Moura, o 'Dote', grupos de criminosos ligados ao megatraficante pretendem promover uma série de atentados em Belém. Segundo informações do setor de inteligência das polícias Civil e Militar do Pará, os bandidos planejam atacar, a qualquer momento, o Tribunal de Justiça do Estado e a Delegacia do Marco, onde funciona o Grupo de Polícia Metropolitana (GPM).
De acordo com investigações cruzadas das duas instituições, os atentados, que seguem os moldes das ações criminosas semelhantes às que aconteceram ao longo desta semana em Salvador (BA), com ataques a unidades da PM, são uma forma de intimidar as autoridades de Segurança Pública do Pará.
O plano de ataque em Belém seria executado por grupos provenientes do Sul do País, conforme as informações apuradas pelas Polícias Civil e Militar. Em Salvador, 14 pessoas suspeitas de envolvimento nos ataques a ônibus e postos policiais foram presas desde segunda-feira (7), segundo a assessoria de imprensa do governo baiano. Em três dias de atentados, 12 ônibus foram incendiados e dez postos, atacados. A suspeita é de que as ações tenham ligação com a transferência de um traficante para Campo Grande. A administração estadual da Bahia transferiu ontem mais 12 presos, acusados de envolvimento em tráfico de drogas, para o presídio federal de Catanduvas (PR). Na manhã de ontem ainda houve troca de tiros em uma avenida de Salvador e um homem foi morto.
Para as polícias paraenses, o objetivo dos grupos de criminosos ligados ao 'Dote' é desmoralizar as institutições e amedrontar a sociedade, já que o megatraficante foi preso em Manaus (AM) e está no Complexo de Americano, no Pará. Diante das informações, um dos procedimentos a serem adotados, é reforçar a vigilância em torno de 'Dote' e das pessoas ligadas a ele, para se tentar obter mais detalhes sobre esses possíveis ataques, além de elaborar estratégias especiais de segurança.
Preso pelo Grupo de Polícia Metropolitana, cujos policiais vêm fazendo investigações e prisões que têm desarticulado o tráfico em Belém, 'Dote', provavelmente, estaria arquitetando o plano de dentro da cadeia. Também foi o GPM quem prendeu, há poucos dias, novamente em Manaus, José Roberto Fernandes, apontado como o 'patrão' de 'Dote' no mundo do tráfico e considerado como o chefe do tráfico no Norte e Norte. 'A Polícia Civil está levando a sério essas informações porque essas notícias também chegaram ao conhecimento do comando da Polícia Militar. Uma das primeiras medidas, já considerando essa possibilidade, será uma reunião com a presidência do TJE (Tribunal de Justiça de Estado), que deverá acontecer nesta sexta-feira', assegura a fonte apurada pela reportagem.

Nenhum comentário: