quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Traficante se diz empresário

No AMAZÔNIA:

Por volta das 19 horas de ontem, o megatraficante José Roberto Fernandes Barbosa, 37 anos, chegou a Belém, escoltado por policiais do Grupo de Polícia Metropolitana (GPM), proveniente de sua terra natal, Manaus (AM), onde foi preso na segunda-feira pela manhã, numa ação conjunta de 16 policiais do Pará (4 do GPM) e do Amazonas. José Roberto é apontado como 'patrão' e sócio de Jocicley Braga de Moura, o 'Dote', ambos seriam responsáveis por 90% da venda de entorpecentes na Grande Belém. José Roberto é considerado pela polícia como o chefe do tráfico de drogas no Nordeste do Brasil, e, como destacou ontem à noite, no retorno a Belém, o delegado Éder Mauro, coordenador do GPM, o próximo passo a partir da prisão desse traficante internacional é identificar e desbaratar o 'vultoso' patrimônio de José Roberto, para destituí-lo de poder. Nesse processo, a polícia vai atuar em conjunto com o Poder Judiciário - ainda hoje está previsto o depoimento de José Roberto ao delegado Éder Mauro e ao juiz Paulo Jussara, da Justiça do Pará, que decretou a prisão preventiva do traficante.
Do Aeroporto Internacional de Belém, José Roberto Fernandes Barbosa foi conduzido para a sede da Delegacia Geral, onde estavam o delegado geral Raimundo Benassuly, e o diretor de Polícia Metropolitana, delegado Paulo Tamer. Ainda ontem à noite, o José Roberto ficou de ser encaminhado ao Centro de Recuperação de Americano (CRA 3). Na DG, José Roberto, que veio para Belém junto com dois advogados, como informou a polícia, negou ser amigo ou sócio de 'Dote', pessoa que ele conheceu em 2006 em Manaus, cidade onde mora, a partir de jogos de futebol pelada. Ele negou envolvimento com o tráfico de drogas, com as Farc (grupo guerrilheiro colombiano), e disse que nunca foi preso. Declarou não ter nenhuma relação a ameaças de morte ao delegado Éder Mauro, quem disse não conhecer, e afirmou ser um empresário do ramo de DVD, revenda de roupas do Ceará, e não saber por que foi preso.
José Roberto afirmou que não é dono do Hotel Privé Atalaia, em Salinas, onde se hospedou por dois dias com uma namorada, e que o carro em que foi preso, avaliado em R$ 60 mil, é da amiga Franci, emprestado para ele. Sobre a foto divulgada em que recebe de presente um cordão de ouro de 'Dote' numa festa, José Roberto disse que foi numa festa de aniversário dele em 2008. Casado e pai de quatro filhos, como disse, José Roberto foi preso na casa da sogra, no bairro São José, em Manaus. Ele disse que a última vez que esteve em Belém foi há quatro anos.

Nenhum comentário: