sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Esquema está traçado para segurança no Círio

No AMAZÔNIA:

Prevenção é a palavra de ordem de todos os órgãos envolvidos com a segurança dos romeiros durante as grandes procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Para garantir a segurança, prevenir acidentes e fatalidades serão necessárias medidas radicais. As principais delas serão o fechamento total das ruas, travessas e avenidas transversais às vias de trajetos das procissões, principlamente durante a Trasladação, procissão que ocorrerá na tarde e noite do sábado que antecede a grande procissão do Círio, no próximo dia 11 de outubro. 'Queremos intensificar e aperfeiçoar o trabalho de segurança para termos um Círio tranquilo e de paz', disse Kleber Vieira, diretor de Procissões da Festa de Nazaré.
Mesmo com a dificuldade por causa do número insuficiente de agentes da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel), que só dispõe de 120 a 150 para todo o trabalho que o Círio exige, e com a impossibidade de servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em atuar durante as duas grandes procissões por causa de deslocamento desses agentes para cumprir cinco ações civis públicas e outras ações judiciais no interior do Estado, todas as vias transversais serão fechadas desde o início da tarde do sábado para tráfego e estacionamento de carros, como também para ambulantes com carrinhos de churrasco, batata frita, venda de bebida alcóolica e não-alcóolica, coco e até distribuição de água para pagara promessa.
Além de deixar as ruas e calçadas livres para os romeiros, os órgãos de segurança querem evitar o manuseio de óleo quente, faca, espeto e furador de coco no meio da multidão para não haver riscos de acidentes. Outra mudança será no trajeto e entorno da Catedral de Belém, no bairro da Cidade Velha. As vias transversais, como a Dr. Assis, serão fechadas porque este ano a berlinda não irá pernoitar no depósito da Assembléia Legislativa (Alepa), onde sempre ficou depois da Trasladação para ser enfeitada com flores para a procissão do Círio. Depois da celebração na Sé após o traslado de sábado, a berlinda será levada para a quadra do Colégio do Carmo pela rua Dr. Assis e de volta para a Catedral antes do início da missa, que este ano vai começar às 5h.
A travessa Campos Sales também será interditada entre a 15 de Novembro e a Gama Abreu para ser usada como corredor de urgência e emergência pelas ambulâncias. E as ruas Santo Antonio e João Alfredo deverão ficar livres, para serem usadas em caso de necessidade de desvio das procissões. Desde a manhã do sábado também será proibido o estacionamento de carros no entorno da praça Frei Caetano Brandão, em frente à Catedral. Outra medida será a de limitar a liberação de festas e eventos que ocorrem próximo ao trajeto das procissões, no final de semana do Círio. Até a tradicional 'Festa da Chiquita' deverá ser limitada devido ao risco de violência durante a Trasladação e o perigo com a grande quantidade de garrafas que amanhecem quebradas no domingo em todo o entorno da Praça da República.

Nenhum comentário: