sábado, 12 de setembro de 2009

Condenado desembarca hoje

No AMAZÔNIA:

Rafael Lobato, condenado por mortes em acidente de trânsito ocorrido em 1999, deve chegar a Belém hoje pela manhã, às 11h55. Ele estava foragido da justiça paraense havia cinco anos e foi preso na última quinta-feira, no interior do Ceará.
O condenado só chega hoje porque, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, não foi possível agendar um voo para ontem, data inicial informada pela polícia para transferência de Rafael. Uma equipe da PF do Pará está na capital cearense acompanhando a vinda do preso para Belém.
Rafael, condenado a 12 anos de prisão pelo homicídio de dois jovens durante acidente de trânsito, foi preso próximo ao município de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. A prisão do condenado foi realizada pela PF do Ceará e contou com apoio da PF do Pará e de policiais civis da Seccional do Comércio. De acordo com a delegada Cristiane Lobato, responsável pela localização do condenado, em maio de 2009, todas as seccionais da Polícia Civil do Pará receberam um comunicado sobre a sentença penal condenatória contra Rafael. 'A partir daí, iniciamos as investigações e constatamos, que, como era previsível, ele não estava em Belém', revelou.
A polícia rastreou o paradeiro de Rafael através de sites de relacionamento e bate-papo na internet. 'Como o endereço que verificamos ficava no Ceará, repassamos as informações à Polícia Federal de lá, que confirmou e efetuou a prisão', informou a delegada. Miguel Baía, promotor de Justiça que atuou no caso, informou que Rafael está condenado inclusive por outro crime. 'Ele foi condenado a quatro anos por lesão corporal gravíssima. Esse processo transitou na 5ª Vara de Belém', afirmou. Ainda de acordo com o promotor, Rafael estava foragido há pelo menos cinco anos. 'Todas as sentenças transitaram em julgado, ou seja, não cabe mais recurso. Só faltava mesmo a polícia prendê-lo', disse Baía.
Crime - O acidente aconteceu na madrugada do dia 31 de outubro de 1999, quando Rafael Lobato, lutador de artes marciais e jovem de classe média paraense, fugia da perseguição de um carro de polícia, que ele havia 'fechado' minutos antes. Rafael dirigia em alta velocidade e embriagado, como atestou o exame de dosagem etílica realizado pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. O acidente aconteceu no bairro de Nazaré depois que o acusado ultrapassou vários sinais vermelhos e atingiu o Siena em que estavam César Augusto Marcião Klautau e Yuri Pará da Silva, ambos com 16 anos na época, e mortos na hora, e ainda um terceiro ocupante do carro, Philips Shalon Rocha, ferido gravemente após o impacto.
Rafael chegou a ser preso na hora do acidente, mas fugiu ao ser levado para um hospital. Em 2001 ele foi detido novamente, dessa vez em Fortaleza (CE), logo após que o caso foi exibido no programa 'Linha Direta', da Rede Globo. Um habeas corpus lhe devolveu a liberdade e em 2004 ele foi julgado e condenado a 12 anos de prisão pela morte dos dois adolescentes.

Nenhum comentário: