terça-feira, 1 de setembro de 2009

Catedral Metropolitana será reaberta hoje

No AMAZÔNIA:

A Catedral Metropolitana de Belém será reaberta hoje totalmente restaurada. A inauguração deverá ter a participação do ex-arcebispo de Belém, dom Orani Tempesta e do núncio apostólico, representante do papa no Brasil, dom Lourenço Baldisseri, além de uma extensão programação religiosa e cultural que inicia no dia hoje e vai até o dia 6.
A obra de Restauro da Catedral de Belém foi iniciada em 4 de agosto de 2005, ficando paralisada até abril de 2006, quando foram realizados serviços internos para o início efetivo da obra. Entretanto, houve novamente a paralisação devido a questões orçamentárias e financeiras. De 2007 até o presente momento, a obra foi retomada em ritmo permanente e contínuo, inclusive com o espaço aberto à visitação pública (setembro de 2008 a fevereiro de 2009), no projeto Ateliê Aberto integrado ao Projeto Arte na obra.
Porém, o que deverá causar maior impacto, será com relação à revitalização da pintura da nave, transcepto e capela-mor, locais que se encontravam com sérios problemas quanto seu estado de conservação. Além disso, as telas do acervo da Catedral, as do altar-mor e as 10 telas dispostas nos altares laterais passaram por processo restaurativo.

Nenhum comentário: