terça-feira, 1 de setembro de 2009

Vendas proibidas no arraial

No AMAZÔNIA:

A venda de bebidas alcoólicas e alimentos no entorno da Basílica Santuário de Nazaré está proibida este ano durante o período da Festividade. A decisão foi tomada na reunião realizada na manhã de ontem pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) e a Diretoria da Festa de Nazaré. Os locais onde será permitido o comércio informal ainda serão definidos pela secretaria.
De acordo com secretário municipal de Economia, João Amaral, a venda de bebidas alcoólicas foi proibida desde o ano passado. O secretário garante que não só as bebidas alcoólicas, mas as barracas de alimentos, como churrasquinho, também não serão permitidas no entorno da Basílica durante todo o período das festividades. 'A nova proposta é uma parceria entre a Secon e a Diretoria com o objetivo de promover uma fiscalização mais efetiva do evento', explica.
Para o diretor do Arraial, Maurício Bitar, o objetivo da proibição é 'trazer de volta a família para o arraial'. Ele alega que eram constantes as reclamações sobre pessoas que bebiam durante o evento e urinavam nos muros do Exército e até mesmo na Basílica.
Maurício conta que no ano passado muitos desobedeceram à proibição: 'Eles fecharam a 14 de Março por conta própria para a venda de bebidas e churrasquinho. Estamos brigando para que o problema não se repita neste ano'. O diretor afirma ainda que o espaço onde funcionava o Centro Ita de Diversões passará por reformulações. 'Solicitamos a entrega de alguns pontos de venda de bebidas', afirma.
Ele informa que estas mudanças seguem o modelo do projeto do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. Maurício esclarece que a fiscalização e a segurança do evento serão feitas com o apoio do Juizado da Infância e Juventude, do Departamento da Polícia Metropolitana (DPM), Polícia Militar - que ficará em frente à Basílica -, Polícia Civil, Guarda Municipal e Secon.
O presidente da Associações dos Ambulantes da Área Comercial de Belém (AACB), Ray Morares, diz que os principais prejudicados com as restrições impostas pela Diretoria do Círio são os vendedores cadastrados pela Secretaria Municpal de Economia. Segundo o representante da categoria, somente eles serão tolidos de comercializar comidas e bebidas alcoólicas. Uma multidão de 'clandestinos' vai vender os produtos proibidos devido à impossibilidade da fiscalização durante os festejos da quadra nazarena. Para o representante da categoria, a Diretoria da Festa e a Secon não estão levando em consideração a quantidade de trabalhadores e o que o Círio representa economicamente para eles.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns à decisão!!!!!