sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sérgio Couto vai disputar com Jarbas Vasconcelos na OAB

O advogado Sérgio Couto (na foto) informou há pouco ao blog, com exclusividade, que decidiu disputar a presidência do conselho seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, nas eleições marcadas para novembro próximo.
Presidente da entidade por dois mandatos, no período 1995 a 1998, Couto terá como vice na sua chapa a advogada e procuradora do Estado Maria Avelina Imbiriba Hesketh, que também já foi presidente da OAB. A chapa, segundo Couto, já escolheu o slogan “OAB Pará – Verás que um advogado teu não foge à luta”, que se inspira num dos versos do Hino Nacional. O pré-lançamento está marcado para a próxima quinta-feira, na casa de recepções Ibiza, e deverá servir como um primeiro encontro para começar a definir a estratégia de campanha.
Sérgio Couto vai disputar o pleito com Jarbas Vasconcelos, que tradicionalmente representava o grupo de oposição ao grupo de situação que tinha no próprio Sérgio uma das lideranças.
Mas um acordo entre a atual direção da OAB-PA e o grupo de oposição fechou o apoio em torno da candidatura de Jarbas Vasconcelos. Em contrapartida, está garantido o apoio dos oposicionistas à candidatura de Ophir Cavalcante Júnior para presidente do Conselho Federal da OAB.
Em junho passado, numa conversa com o blog, Sérgio Couto já havia externado sua insatisfação com o acordo entre a direção da OAB e o grupo de Vasconcelos. Lembrou que uma pesquisa recente, feita por instituto dos mais respeitados no Pará, apontava que uma chapa apoiada pela atual direção da OAB contaria com exatos 46,5% das intenções de voto contra 20,3% da oposição. “Até se os indecisos transferirem seus votos para eles [os oposicionistas comandados por Jarbas Vasconcelos], mesmo assim nós ganhamos”, reforçou então o ex-presidente da Ordem.
Segundo Sérgio Couto, foi essa pesquisa que serviu de parâmetro para que o Grupo Independente – como se denomina o segmento que se opôs ao acordo – concluísse pela viabilidade de lançar a candidatura do próprio Couto, que vai disputar na condição de oposicionista em relação a Vasconcelos.

Cargos públicos
Paraense, 62 anos, Sérgio Couto graduou-se pela Faculdade nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1969.
Entre outros cargos públicos, já ocupou ou ainda ocupa os seguintes: chefe de gabinete do Departamento Estadual do Trânsito do Estado do Pará em 1966; assistente da assessoria jurídica do Detran do antigo estado da Guanabara; presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis 12ª Região; conselheiro-suplente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci); diretor secretário da Federação do Comércio do Estado do Pará; consultor jurídico de várias prefeituras; professor concursado, 1º lugar, em Direito Constitucional, da UFPA; conselheiro federal da OAB/PA, no período de 1998 a 2000 e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

5 comentários:

Anônimo disse...

É legítimo o Sérgio Couto ser candidato. Assim como também é legítimo os dois grupos se juntarem para formar uma chapa de concenso, com o advogado Jarbas Vasconcelos como presidente. Assim, acaba-se com o disse-me-disse e vamos pra disputa entre as idéias e propostas pelos destinos da OAB-Pará.

Anônimo disse...

Caros Leitores,
Anuncia-se dias de trevas...
Que venha o rolo compressor da equipe de Jarbas Vasconcelos sobre a equipe oposicionistas.

Anônimo disse...

Quem disse que não existe a possibilidade de ter uma terceira chapa para disputar a eleição da OAB-PA.Preparem-se esses três grupos para terem surpresas na inscrição de chapas.É a terceira via senhores....

Anônimo disse...

Balela do anônimo das 12:25 dizer que estão preocupados com os destinos da OAB-Pará. Também é balela na altura das ofensas tornadas públicas, a chapa comandada por Jarbas estabelecer consenso com Sérgio.Couto tá sonhando acordado...Não tem acordo...

Anônimo disse...

Eu como um novo advogado recem formado digo a todos ;

A NOVA ORDEM CHEGOU!!!!