segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Grupo Independente lança repto ao presidente da OAB

O Grupo Independente, contrário ao acordo que prevê chapa única para as eleições da OAB-PA, em novembro próximo, vai aproveitar a vinda a Belém do presidente do Conselho Federal da Ordem, Cezar Britto (na foto), para questioná-lo sobre sua participação naquilo que se considera uma “intervenção política” na Seccional do Pará.
O questionamento deverá ser feito durante a presença em Belém nesta terça-feira (11), Dia do Advogado, do presidente Cezar Britto, que vai proferir uma palestra. Também nesta terça-feira, o advogado Jarbas Vasconcelos vai lançar sua chapa – até agora a única – a presidente da OAB no Pará.
Em nota remetida ao blog, os advogados Sérgio Couto e Avelina Hesketh, ambos ex-presidentes da OAB-PA e integrantes do Grupo Independente, lançam um repto a Cezar Britto e o acusam de agir de forma “ilegal e abusiva”, utilizando-se do prestigio do cargo que ocupa “em benefício da candidatura de sua preferência” [de Jarbas Vasconcelos].
A seguir, a íntegra da nota:

-------------------------------------------

REPTO AO SR. CEZAR BRITO, Presidente Nacional da OAB,

Seja bem-vindo à capital do Pará, Estado federado que, infelizmente, tem frequentado as manchetes nacionais mais por fatos deprimentes que aqui se desenrolam do que pelas boas coisas que seu povo realiza. Um povo bom, pacato e ordeiro, que não merece isso. Merece mais respeito!!!
Sua presença em nossa cidade traz-nos a esperança de, enfim, saber os motivos pelos quais o senhor, sem consultar nossa classe, teria patrocinado um acordo eleitoreiro visando a eliminar a saudável disputa no pleito que se aproxima, e que embutiria intuito de partidarizar nossa instituição.
Como dirigente máximo da instituição que prega a ética na política, o senhor por certo que repugna a quebra dos sagrados princípios da igualdade e da paridade de armas no processo eleitoral. Por isso, parece ilegal e abusiva a utilização do prestígio do cargo que o senhor ocupa em benefício da candidatura de sua preferência, sobre ferir de morte a forma federativa sobre a qual se assenta nossa instituição (art.44, caput, da Lei nº 8.906/94).
Como nunca foi da tradição da OAB seu presidente nacional praticar tal tipo de intervenção política nas seccionais, atenderemos o convite para estar presente à sua palestra do dia 11 de agosto, estrategicamente marcada para a mesma data em que seu candidato lança festivamente a sua (e dele) chapa, quando esperamos ser ouvidos, e ouvir do senhor as explicações sobre isso que conceituamos como uma deplorável interferência indevida no processo eleitoral da OAB-Pará.

SÉRGIO ALBERTO FRAZÃO DO COUTO
AVELINA IMBIRIBA HESKETH
Grupo OAB INDEPENDENTE

8 comentários:

Anônimo disse...

De fato, agora ficou difícil votar. Quem simpatizava com o OFHIR não vota por causa do JARBAS; e vice-versa.Como eu não gosto de nenhum, não votarei ... e nem no Couto, muito menos na Avelina. Enfim, tudo farinha do mesmo saco!!

Anônimo disse...

É uma lástima a Ordem dos Advogados ser tratada como uma Capitania Hereditária ou feudo medieval.

Anônimo disse...

AUTOFAGIA
O advogado Sérgio Couto, em entrevista no programa MAIS, do Guilherme Augusto,veiculado neste último domingo,parece ter confessado, acusado e denunciado aspectos graves, gravíssimos, muito graves, a respeito da administração da OAB-PA ao longo dos últimos 15 anos. De modo que o tom de suas afrmações pendia flagrantemente para uma confissão pessoal.Confissão de vícios com os quais compartilhou e alimentou.Pelo que ele expôs,restou claro de que a OAB-PA no curso daqules anos foi administrada como anexo do poder econômico de um ou uns escritórios de advocacia.Restou claro que os interesses pessoais, sempre divorciados das reais necessidades da advocacia, em geral,tem presidido as prioridades da entidade.
O conteúdo das afirmações do nobre causídico desabonaram a honra e a boa imagem de vários advogados por ele citado.
Praticamente, tudo o que ele expôs e afirmou viola a dignidade da advocacia paraense tanto no plano individual quanto coletivo. Portanto,cabe a ele o ônus das consequencias de suas afirmações tanto no pólo passivo quanto ativo.
Restou claro, por fim,que a finalidade maior do conteúdo do expressado na entrevista foi implodir a possibilidade da OAB-PA disputar, ganhar e presidir a OAB Nacional.

Anônimo disse...

Pois é...Eles pensam que o Pará é terra de ninguém, onde todo mundo chega, manda e é obedecido,como se todos fossem idiotas,burros e incompetentes.Temos que dar um basta nisso. Pra frente Sérgio e Avelina.Conheço muitos advogados que estão revoltados com o acordão que pretende partidarizar e manipular a OAB.Estamos solidários com a chapa INDEPENDENTE.

Anônimo disse...

Prezado poster,

Pelo amor de Deus, muda logo isso. É Avelina! A dra. avelina que foi vice de ana júlia contra duciomar para prefeitura em 2004. Grande figura, muito querida na classe.

tá vendo como gosto de vc.

Anônimo disse...

E a Avelina, que foi vice da Ana Júlia para a PMB, por acaso não é (ou era) filiada a nenhum partido político? E por acaso, mais uma vez, a dra. Aveliana, apoiada incondicionalmente pelo dr.Sérgio Couto, nesse caso não partidarizava a OAB quando foi candidata e presidente da Ordem?
São perguntas, dr. Sérgio Couto, simples perguntas, de quem vê de longe os atos e interesses que estão por trás de muitas indignações.

Anônimo disse...

De uma coisa não se pode negar, a OAB esta comprometidissima com o Governo da Ana Julia. Um exemplo não move ou moveu uma palha com que hoje ocorre com os pacientes que estão com canver e que precisam do Hospital Ofir Loyola. Este silencio é em troca de alguma coisa!

Anônimo disse...

Ao apreciar o tal do repto,fico a pensar que de todas as doenças do espírito humano, a fúria de dominar é a mais terrível,conforme disse Voltaire.Fico pensando que a vaidade quer aplausos.Vaidade de vaidades, e tudo é vaidade.Ao lado da vaidade,tem-se o ciúme,que é o maior de todos os males.Um ciumento sempre encontra mais do que procura.