quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ruth Helena Vieira é nova secretária do governo de Recife

A jornalista paraense Ruth Vieira, que integrou a equipe de Edmilson Rodrigues, quando era prefeito de Belém, foi anunciada pelo prefeito de Recife, João da Costa (PT), como secretária de Comunicação Social.
A secretaria, no novo formato administrativo do governo petista de Recife, cuidará de toda a comunicação do governo, da estrutura de gerenciamento da comunicação, imagem da gestão, acompanhando também a relação com a Imprensa."
Ruth Vieira é natural de Belém. Graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi para Recife em 2003, a convite do então prefeito João Paulo Lima e Silva para assumir a função de secretária Adjunta de Comunicação. Trabalhou como repórter em jornal, rádio, televisão e foi correspondente das revistas Nova Escola e Sala de Aula, da Fundação Victor Civita, onde obteve o prêmio Abril de Jornalismo.
Deu consultoria e atuou na área de assessoria de imprensa ao Museu Paraense Emílio Goeldi (ligado ao CNPq), Governo do Estado do Pará (Secretaria de Planejamento e Secretaria de Comunicação) e à Conservation International (seção Brasil), uma organização ambientalista que trabalha para preservar os ecossistemas ameaçados de extinção no mundo. É autora de dois livros: "Comunicação Militante", em parceria com o publicitário Francisco Cavalcante e "Ligo o Rádio pra Sonhar", junto com a jornalista Fátima Gonçalves.
Foi coordenadora de comunicação nas campanhas eleitorais majoritárias em Belém, na eleição e reeleição de Edmilson Rodrigues (em 1996 e 2000) e no Recife, em 2004, na reeleição de João Paulo e em 2008, na eleição de João da Costa.
Assumiu o cargo de coordenadora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Belém, de janeiro de 1997 a abril de 2003. Em seguida, foi para Recife e atuou como secretária adjunta de Comunicação da Prefeitura até 2004.
Após a reeleição do prefeito João Paulo, em que coordenou a comunicação da campanha, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da recém-criada Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social da Prefeitura do Recife, de 2004 a 2008. Atualmente, é assessora executiva da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social.

6 comentários:

Anônimo disse...

Currículo inquestionável, ela merece, grandeza que enobrece nossa terra.

Anônimo disse...

Ela e a Ima Vieira são irmãs, filhas do desembargador Orlando Vieira e da juíza Nanete Vieira que foi uma das mentoras do grande Paulo Frota na questão da defesa dos adolescentes.

Anônimo disse...

A Ruth é jornalista de mão cheia, fez um trabalho exemplar na COMUS, uma gestão democrática e ao mesmo tempo firme, com visão estratégica. Não surpreende que esteja fazendo e acontecendo no Nordeste nessa excelente gestão do PT.

Anônimo disse...

Esse post diz tudo. O resto é inveja.

. disse...

Parabéns para a Ruthinha! Uma grande figura de fato!!!!

Waleiska

Ruth Rendeiro disse...

Quero muito que a Ruth leia esse comentário, já que não sei como localizá-la.
Saí de Belém e ela também.
De novo fomos confundidas !
Ambas somos jornalistas, paraenses e Ruth. Mais ou menos da mesma geração (sou mais velha!).
Imagina que recebi até mensagens pedindo emprego !!
Eraram o CEP.
Boa sorte Xará !!
Abração,
Ruth Rendeiro