quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MST ocupa prédio em Belém

No AMAZÔNIA:

Após 11 horas de ocupação do prédio do Ministério da Fazenda, os 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) tiveram que deixar o local. Uma liminar concedida pelo Sérgio Milfont, da 6ª Vara Federal, determinou que os manifestantes teriam que sair do prédio até as 17 horas de ontem. Caso contrário, eles pagariam multa de R$ 20 mil por cada hora excedida no espaço. A ocupação do prédio fez parte de uma mobilização nacional que pretende agilizar o cumprimento das pautas de reivindicação do movimento aos governos estaduais e federal. Por causa disso, a sede do Ministério da Fazenda ficou fechada para atendimento durante todo o dia de ontem.
A ocupação começou às 5h30. Os integrantes do MST invadiram o prédio pela porta da frente e quebraram vidros e janelas. Ninguém ficou ferido. De acordo com o gerente regional do Ministério da Fazenda, Alfredo Corrêa, a invasão do prédio foi violenta, mas, no entanto, a desocupação foi tranquila e os manifestantes saíram do local sem discussão. 'O quebra-quebra foi somente na entrada. Graças a Deus conseguimos resolver esse problema sem maiores estresses. Ele foram embora em massa, antes mesmo do oficial de Justiça e polícias Militar e Federal chegarem', disse.
Alfredo Corrêa acredita que, como eles fazem parte de um movimento organizado, os integrantes receberam a ligação de alguma pessoa que já tinha os informado sobre a liminar. Ele disse ainda que assim que soube da ocupação procurou o advogado geral da União, Mauro Ó de Almeida, que o auxiliou a escrever um documento para a Justiça do Estado solicitando a saída dos manifestantes. 'Minha obrigação, como gerente regional do Ministério da Fazenda era zelar pelo patrimônio público naquele momento', explicou.
Os servidores do Ministério da Fazenda retornam hoje ao trabalho a partir do meio-dia, quando o atendimento ao público será normalizado. A manhã será destinada para a verificação da estrutura do prédio, como elevadores e portas, além da limpeza do local.
Representantes do MST já anunciaram que a mobilização só vai terminar depois que o governo federal colocar novamente as discussões sobre reforma agrária em sua pauta de prioridades. Os trabalhadores que participam da ocupação em Belém chegaram segunda-feira à noite a Belém. Eles saíram em marcha no dia 4 de agosto de Irituia, nordeste paraense, com destino à capital.
Brasília - Os integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e da Via Campesina desocuparam na tarde de ontem o prédio do Ministério da Fazenda, em Brasília. Os manifestantes ocuparam o local ontem, por volta das 9h30, em protesto pela reforma agrária.
Os sem-terra deixaram o prédio após um acordo com o governo federal e uma ordem da Justiça de reintegração de posse. De acordo com os sem-terra, o governo iria receber os manifestantes para uma conversa, ainda ontem, com representantes dos ministérios da Fazenda, Reforma Agrária e Casa Civil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poster,

Esse pessoal deveria invadir a casa do %#@¨%$¨%&¨#*&¨*&¨#&¨*&¨#.%@&¨%&¨%¨&.

E o prejuízo que deram (paralizar a Receita Federal e os diversos órgão que ali funcionam) quem paga? Nós, otários, que não obrigamos as autopridades a tomar providências contra vocês.

Vai eu invadir um prédio desses e vão me tirar na base da porrada, e isso se não me matarem, alegando que entrei para roubar.

Cadê a polícia e o Ministério Público, cadê?????????????