quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Suspeita de gripe para escola

No AMAZÔNIA:

A diretoria da escola estadual de ensino médio Maria Helena Tavares, em Ananindeua, e a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dão motivos diferentes para a supensão das aulas no estabelecimento. A assessoria afirma, por meio de nota enviada à redação, que os alunos foram liberados para que fosse feita a higienização da escola por causa da suspeita da presença do vírus da nova gripe. De acordo com a assessoria de imprensa, as aulas devem ser retomadas hoje.
Já o professor Carlos Augusto Machado Mouzinho, diretor da Unidade Seduc na Escola (USE) 14, responsável pelo colégio Maria Helena Tavares, afirma que o motivo da suspensão das aulas é unicamente a reforma da parte elétrica do prédio. Ele diz que se espalhou a notícia de que uma estudante do primeiro ano do ensino médio estava com suspeita de contágio com o vírus H1N1. 'Os pais levaram a moça no posto de saúde para verificar se ela tinha a doença, mas isso não tem nada a ver com a suspensão das aulas, pois ela não esteve dentro do colégio', diz.
O diretor da USE garante que pediu a suspensão da aula dias antes do aparecimento da estudante gripada. A empresa contratada pediu três dias para completar o serviço, iniciado na segunda-feira; desta forma, as aulas devem voltar amanhã, em vez de hoje, como disse a assessoria de imprensa da Seduc. Questionado sobre o fato de a obra ter começado apenas após o período de férias, Carlos Augusto explica que não houve escolha, pois era necessário haver disponibilidade de verba. 'A Seduc estava priorizando outros casos mais graves e agora chegou nossa vez', resume.
O serviço consiste na substituição de cabos elétricos, que não estavam suportando a carga após a instalação de novos aparelhos condicionadores de ar. 'A fiação era muito fina. Quando foi feita, não previa que a escola um dia fosse ter ar-condicionado ou laboratório de informática. Então, quando se ligava uma coisa, falhava a outra', conta. De acordo com o professor, foi um serviço emergencial que não seria possível adiar, para que não houvesse risco de um blecaute, o que interromperia subitamente as aulas. Durante a tarde de ontem, não havia sinais de obras nas instalações da escola, cujos portões estavam trancados. Um aviso apenas indicava que 'Em virtude de manutenção na rede elétrica pela Seduc, as aulas estão suspensas sem previsão de retorno'.

Nenhum comentário: