quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Homenagens a São Benedito mobilizam fiéis hoje

No AMAZÔNIA:

Começa hoje, em Belém, a programação em homenagem a um dos santos mais populares da Igreja Católica: São Benedito. A Romaria Luminosa marcará a abertura do evento, que já é tradição há 54 anos na cidade. Estima-se que mais de 2 mil fiéis participarão das festividades, cujo tema este ano é: 'Com São Benedito caminharemos como irmãos na paz, na justiça e na união'. Amanhã, a partir das 9 horas, ocorrerá a 11ª grande procissão fluvial, que sairá do Furo de São Benedito, na vila Barbosa, e desembarcará na Feira do Açaí, no bairro da Conceição. O tradicional levantamento do mastro também será no domingo, às 18 horas. As festividades terão continuidade até o dia 9, quando haverá a derrubada do mastro e celebração da Missa Solene na igreja de São Judas Tadeu e queima de fogos.
De acordo com Manoel Costa, coordenador geral da festividade, esta é uma das poucas festas tradicionais que ainda se mantêm em Belém. 'Na Festividade de São Benedito não são vendidas bebidas alcoólicas e nem há festas dançantes', diz Manoel.
A devota Scheila Cristina Calandrine garante que a Festividade de São Benedito está entre as mais belas da cidade. A fiel afirma ter alcançado diversas graças: 'Minha filha adoeceu na sexta-feira que antecedeu a festa. Ela estava com os dois pulmões comprometidos em decorrência de uma pneumonia. Então apelei para São Benedito. Na segunda-feira, quando levei a menina ao médico, os pulmões dela estavam limpos', conta.
Hoje, a programação em homenagem a São Benedito começará cedo, às 6 horas, com o Terço da Alvorada e leitura do Evangelho. A solenidade de abertura da Festividade, porém, ocorrerá às 19 horas, com a Romaria Luminosa, que sairá da Paróquia de Santa Luzia, localizada na rua Pariquis, nº 277, no bairro do Jurunas. No segundo dia das festividades haverá a 11ª Grande Procissão Fluvial, que sairá do Furo São Benedito e terminará na Feira do Açaí. Às 18 horas ocorrerá o tradicional Levantamento do Mastro de São Benedito, e as 19h30, uma novena com a participação de Padrinhos e Madrinhas do Mastro e da Bandeira.
Na noite do dia 8 haverá a trasladação, na qual a imagem de São Benedito será levada da residência da Srª Regina Negrão até a matriz da igreja de São Judas Tadeu - localizada na avenida Alcindo Cacela, nº 4195. O encerramento da festividade ocorrerá no dia 9, com programações durante todo o dia. Pela manhã, haverá a Missa solene na Igreja de São Judas Tadeu, às 8 horas, seguida da procissão do mini-círio pelas ruas do bairro. A derrubada do Mastro de São Benedito ocorrerá às 18 horas. A solenidade de encerramento da Festividade ocorrerá às 19h30, com o canto da Ladainha e do Tedeun Laudamus.

Nenhum comentário: