quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Gripe deixa dengue de lado

No AMAZÔNIA:

A morte de um jovem de 18 anos no início desta semana, em Belém, parece ter despertado a população do 'transe' provocado pela enxurrada de notícias sobre a gripe A. O rapaz, morador do bairro de Canudos, foi vítima da forma mais letal da dengue: a hemorrágica. A dengue é uma doença transmitida pela picada de um mosquito e que já atingiu pelo menos 3.314 e matou quatro paraenses durante os sete primeiros meses deste ano. Até a morte do estudante, a dengue andava sumida dos noticiários locais. Com as atenções voltadas para a nova gripe, o aedes aegypt - mosquito transmissor da dengue - ficou livre para atacar.
Contudo, as autoridades de saúde do Estado e município garantem que não deixaram a dengue de lado. O coordenador de endemias da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) Amiraldo Pinheiro garante que 'a Sespa continua acompanhando, coordenando e planejando junto aos municípios as ações de prevenção e combate à dengue. Esse é um trabalho realizado permanentemente', destacou. Segundo ele, o número de casos notificados e confirmados em todo o Pará, têm diminuído ano a ano.
Em 2008 foram notificados 26.425 casos de dengue. Apenas 12.319 foram confirmados e destes 134 evoluíram para a dengue hemorrágica. Este ano, até o dia 8 de agosto, foram notificados 9.332 casos e confirmados 3.314. Houve confirmação de dengue hemorrágica em 76 pessoas. 'Até o final do ano os números não devem aumentar muito. Isso porque já passamos o período crítico da doença, que engloba os meses de janeiro a maio', explica Amiraldo Pinheiro.
Apesar do fim do período chuvoso - quando há maior incidência de casos de dengue - e da proliferação do vírus H1N1, não houve interrupção do trabalho de combate à doença. Quem garante é a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do município (Devs), Carlene Castro. 'A preocupação com a nova gripe não afetou o trabalho voltado para a dengue. A Sesma (Secretaria Municipal de Saúde) possui uma equipe que trabalha exclusivamente com a dengue. Isso não mudou com a chegada do novo vírus', afirma.
Atualmente o Devs possui 750 agentes de controle a dengue. Eles trabalham fazendo visitas domiciliares, identificando os focos de larva e mosquitos e os destruindo. De acordo com os últimos números levantados pela Sesma, em Belém o trabalho tem surtido o efeito esperado. O número de casos confirmados durante o primeiro trimestre deste ano é 40,55% inferior ao número de casos registrados no mesmo período ano passado. De janeiro a março de 2008 foram confirmados 550 casos da doença. Este ano o número caiu para 327 no primeiro trimestre.

Nenhum comentário: