terça-feira, 10 de março de 2009

Serviço gera prejuízos

No AMAZÔNIA:

Moradores da Doutor Moraes reclamam que o serviço de dragagem do canal já teria derrubado postes, árvores e comprometido a iluminação pública no entorno do canal. Eles reivindicam que a prefeitura de Belém conserte os danos que causou no local, sobretudo no que diz respeito à energia elétrica. Eles alegam que em outras limpezas realizadas na área não foram feitos os consertos nos objetos que sofreram danos durante o serviço.
O funcionário público Joaquim Gomes da Silva, de 59 anos, mora no entorno do canal e é um dos mais revoltados com os prejuízos. 'Já foram cortadas duas árvores, um poste foi derrubado e até um fio da rede de energia elétrica dos postes da beira do canal foi cortado durante esse serviço', enumera o morador. 'Eu é que conserto esses fios cortados e esses danos que são ocasionados durante o serviço e deixados de lado pela prefeitura', disse o morador, acrescentando que, por causa do corte do fio de energia elétrica, à noite, fica muito escuro e aumenta o perigo de ocorrência de crimes.
O comerciante Alberto Carvalho Caldas mora e trabalha em seu comércio há 35 anos, na Doutor Moraes. Ele reclama também que os prejuízos e transtornos são grandes e se diz cético quanto aos resultados. 'Eu quero ver é o resultado desse trabalho porque ele é feito a cada seis meses, mais ou menos, mas a rua sempre alaga e a água ainda entra em algumas casas', disse o comerciante. Além disso, segundo ele, seria necessário que a prefeitura reformasse o canal e pavimentasse com asfalto as duas pistas de entorno.
Além disso, de acordo com ele, os carros coletores de lixo não entram na rua Doutor Moraes. Garis entram com carrinhos e coletam os lixos daquela rua e depositam na esquina com a rua dos Caripunas. 'Esse lixo fica depositado horas aqui nessa esquina, causando um mau cheiro insuportável. A situação se agrava ainda mais, quando animais aparecem, rasgam os sacos e espalham o lixo', destacou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a dragagem que está sendo realizada no local integra as ações do projeto de macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova. No entanto, a secretaria ainda não havia sido informada sobre os problemas citados pelos moradores. Mas, ao ser informada pela reportagem, a direção da Seurb informou a situação à empresa responsável pelo serviço, que irá fazer uma checagem no local e encaminhar as providências cabíveis.

Nenhum comentário: