terça-feira, 10 de março de 2009

Duque é via perigosa

No AMAZÔNIA:

Mais de 130 acidentes já ocorreram na avenida Duque de Caxias só no ano passado. O levantamento foi feito pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA). De acordo com o órgão, de janeiro até outubro de 2008 houve uma vítima fatal e 34 feridos. A Duque foi considerada a sexta via com maior frequência de acidentes, perdendo apenas para a Augusto Montenegro (com 643 acidentes), Almirante Barroso, Pedro Álvares Cabral, Júlio César e José Malcher.
Para a condutora Bruna Merry, as faixas facilitam muito a vida do padestre porém dificultam a do condutor. Ela afirmou que tem receio de parar na faixa, sobretudo à noite, pois esta já foi utilizada por muitos assaltantes para abordagem de motoristas. 'Enquanto um faz sinal de vida para atravessar, o outro chega e assalta', explicou. A condutora afirmou ainda que poucos motoristas respeitam a faixa e tem medo de que, ao parar, o motorista que está atrás não reduza a velocidade e seu carro seja batido.
O pedestre Welesson Maia é maranhense. Ele informou que está em Belém há apenas 1 mês mas já presenciou um acidente na Duque. Segundo ele, que passa na avenida com frequência, nem sempre os motoristas param na faixa, sobretudo os motociclistas. Ele acredita que, ainda assim, as faixas são a melhor solução para os pedestres.
Já para Romildo Meneses, as faixas geram muita insegurança. 'Sempre que tenho que atravessar nas faixas, encontro dificuldades. Seria melhor que no lugar das faixas tivessem passarelas, sinais ou que ao menos tivessem guardas de trânsito multando os motoristas infratores. 'Hoje mesmo, enquanto eu tentava atravessar, passaram pela faixa um carro da prefeitura e uma moto da polícia. Não dá para confiar na sinalização', daclarou.
Em oposição ao depoimento dos pedestres, João Renato Aguiar, diretor de Trânsito da Companhia de Trânsito do Município de Belém (Ctbel), afirmou que em Belém, ao contrário de muitas outras cidades onde as faixas de segurança foram implantadas, os condutores respeitam a sinalização. 'Antes, os acidentes que ocorriam na avenida eram decorrentes de confusões geradas pelas antigas sinalizações. Atualmente, os acidentes que ocorrem, em geral, são decorrentes da falta de atenção dos motoristas', declarou. Segundo ele, como os condutores estão obedecendo à sinalização, não se faz necessária a fiscalização constante. Os guardas da Ctbel fiscalizam a avenida mensalmente. A multa para condutores que não respeitam a faixa é de R$ 85,13 reais, além de 4 pontos na carteira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa faixa de pedestre na Duque é um absurdo. Em outras cidades onde existe e é respeitada, sempre vem acompanhada de um semaforo a ser acionado manualmente pelo pedestre ao atravessar a faixa, dando chance e tempo para os motorsitas reduzirem e pararem sem causar acidentes.