sábado, 7 de março de 2009

Sai lista de calouros do IFPA

No AMAZÔNIA:

O primeiro vestibular de 2009 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), o antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet/PA) aprovou 480 estudantes em todo o Estado. O listão foi divulgado na manhã de ontem, no ginásio de esportes da instituição, no bairro do Marco, e reuniu centenas de calouros dos 14 cursos superiores oferecidos em 2009. Segundo a coordenação de processo seletivo, foram mais de 7,7 mil inscritos, um recorde em relação aos anos anteriores. Todas as vagas foram preenchidas.
No total, houve 950 faltosos no processo seletivo e 2.570 aprovados para a segunda fase, um número considerado dentro dos padrões para a instituição, que oferece seu primeiro vestibular sob a nova categoria de Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (Ifets) no ano de seu centenário de fundação. 'Para nós, este é um ano especial por vários motivos. Decidimos fazer o vestibular junto ao das outras universidades, como UFPA e Ufra, de forma que nossos calouros não vissem o IFPA como última opção. Ao que tudo indica, deu certo', comemora o coordenador de processo seletivo Adjair Corrêa.
O resultado começou a ser transmitido por volta das 10h. Ansiosos, muitos estudantes levaram a família inteira para acompanhar a listagem completa dos aprovados nas licenciaturas e formações de tecnólogos e engenheiros. A designer de interiores Gisele Serejo fez questão de acalmar a filha Monique, de 17 anos, inscrita na licenciatura em Física - e aprovada. 'Ela já tinha passado no Iesam, mas disse que queria fazer as duas. Estou muito orgulhosa e a apoio no que ela quiser', disse, ansiosa.
Conforme os nomes foram lançados, o alívio chegou a vários 'iniciantes' nos vestibulares. O jovem Allan Marcos da Silva Palheta, de 17 anos, foi aprovado em Biologia após tentar passar em Medicina em outras universidades e não conseguir uma vaga. 'Para mim, eram duas opções que adoraria do mesmo jeito. É meu primeiro ano de vestibular e consegui passar em algo que gosto, isso que importa!', comemorou.
Após o listão, os calouros puderam comemorar junto a suas famílias ao som de muito pop, suingueira e forró do grupo Coco Loco. Os aprovados ainda receberam camisetas comemorativas. Os três primeiros colocados gerais foram, respectivamente, Adriano Mendonça, do curso de Engenharia de Materiais (81,63 pontos), Jamilly Queiroz Vianna, da licenciatura em Matemática (80,50 pontos) e Rodrigo Viana de Oliveira, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (78,8 pontos).
Os candidatos aprovados devem comparecer no auditório central do IFPA na próxima terça-feira, 10, para receber orientação e material de matrícula. O horário para os calouros dos turnos matutino e vespertino é 15h, enquanto que os do noturno devem comparecer às 17h.

Clique aqui para ver a relação dos aprovados

Nenhum comentário: