sábado, 7 de março de 2009

Pastor é acusado de abusar sexualmente de três crianças

No AMAZÔNIA:

A Polícia Civil está investigando a acusação de que um pastor evangélico abusou sexualmente de três crianças, das quais duas são suas enteadas. A terceira menina é vizinha do pastor. A denúncia foi feita ao Conselho Tutelar 1, de Ananindeua. Por volta das 11 horas de ontem, a conselheira Aurênia Alves Rodrigues esteve na residência do acusado, no Curaçambá, e encaminhou as meninas, e suas mães, à sede do conselho, na estrada do Maguari.
Aurênia contou que as duas irmãs, de 8 e 10 anos, disseram que a violência sexual começou no ano passado. Ambas foram estupradas. A terceira vítima, de 12 anos, contou que foi violentada uma vez. De acordo com a conselheira, o acusado dizia às suas enteadas que, se elas falassem algo sobre o que estava acontecendo, iria se separar da mãe delas.
O acusado é Valdeci Silva de Oliveira, de 46 anos. Ele é pastor da Igreja Quadrangular do Bengui, segundo contou sua mulher. Ela, que é cabeleireira e pediu para não ser identificada, disse que convive maritalmente com o pastor há cinco anos, mas que nunca desconfiou de nada. As meninas estudam de manhã e, à tarde, têm aulas de reforço. Ela trabalha à tarde. A cabeleireira descreveu seu companheiro como um homem 'autoritário, que gosta das coisas corretas', mas, segundo ela, 'acima de qualquer suspeita'. 'Ele era um verdadeiro pai para elas', afirmou.
A cabeleireira estava visivelmente abalada com os relatos de suas filhas. A vizinha, dona-de-casa, também tentava entender melhor o que acontecera à sua filha. A denúncia chegou ao conselho tutelar na tarde da última quinta-feira. Ao tomar conhecimento do caso, o delegado-geral Raimundo Benassuly disse à conselheira Aurênia que ela deveria levar as crianças imediatamente para a unidade da Polícia Civil especializada em atender crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
As três crianças foram encaminhadas ao ProPaz Integrado, que funciona na Fundação Santa Casa de Misericórdia. A delegada Simone Edoron Machado ouviu os relatos das crianças e as encaminhou para fazer exames de conjunção carnal e atos libidinosos diversos da conjunção carnal. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso, e, agora, o pastor deverá ser intimado para comparecer àquela unidade da Polícia Civil.
De janeiro a julho de 2008, o Conselho Tutelar 1, de Ananindeua, recebeu 22 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Embora os dados do restante do ano passado e deste ainda não estejam fechados, as conselheiras acreditam que, em 2009, o número de denúncias dessa natureza aumentou.

Nenhum comentário: