terça-feira, 3 de março de 2009

Prédio da polícia vira motel

No AMAZÔNIA:

O prédio onde funcionava o Posto de Identificação da Polícia Civil em Ananindeua está abandonado há pelo menos cinco anos. Com acesso liberado, o local é frequentado por sem-teto, vândalos, drogados e até casais em busca de um momento de intimidade. Tudo isto ocorre sem que os visitantes do imóvel ocioso sejam incomodados pelos vizinhos da direita: policiais civis e militares da Seccional da Cidade Nova. A Polícia Civil tem um projeto pronto para que o local se torne uma unidade da Secretaria de Segurança Pública (Segup). Contudo, enquanto a reforma não começa, há quem pense em fazer moradia fixa no terreno.
A impressão que se tem ao entrar no terreno é a de que se trata de uma casa mal-assombrada. Janelas, forro e portas quebradas, sem lâmpadas no teto, goteiras, paredes cercadas por matagal e sujeira espalhada pelo chão são algumas das características do que sobrou do antigo Posto de Identificação. Não há dificuldades para se entrar, pois boa parte da grade da frente está quebrada.
A vizinhança fala com saudades do tempo em que o imóvel, na rua WE-79, era visitado apenas por quem queria tirar carteira de identidade. Principalmente ao anoitecer, dizem os moradores, o local começa a ser visitado por desocupados. 'Apesar de a polícia ser logo aqui no lado, a gente tem medo de andar por perto', diz Clara Antunes Costa, que mora a um quarteirão do prédio, mas é obrigada a passar pela frente da construção abandonada, ao chegar da aula, à noite.
Os únicos moradores permanentes são três filhotes de cachorro com a mãe, ocupantes do salão principal. Durante a tarde de ontem, havia também um casal de maranhenses recém-chegado. Eles disseram terem vindo a Belém domingo atrás de emprego e, por não ter onde ficar, resolveram descansar por lá mesmo. 'No Maranhão, a pesca está ruim por causa da seca. Se ninguém vier nos incomodar, devemos ficar por aqui por enquanto', diz João Carlos da Silva Costa. 'Eu queria era fazer uma casa aqui para morar, tem bastante espaço', completou a mulher, Concita de Souza Reis.
A assessoria de Imprensa da Polícia Civil diz não ter recebido denúncias sobre a ocupação irregular do imóvel, embora os policiais da Seccional da Cidade Nova saibam da situação do prédio. No final de 2008 foi assinado convênio com a Segup para a reforma do espaço, que deve ser concretizada este ano. Para isto, já estão em andamento providencias para um processo licitatório, de acordo com a assessoria. Há cerca de dois anos o Posto de Identificação de Ananindeua passou a funcionar no bairro Centro, na rodovia BR-316, após um convênio com a prefeitura do município.

Nenhum comentário: