terça-feira, 3 de março de 2009

Quatro veículos são roubados por dia na Região metropolitana

No AMAZÔNIA:

Os números apresentados pela Secretaria de Segurança Pública atestam uma realidade que não tem muito para ser comemorada. Belém continua violenta apesar da redução sensível do número de ocorrências. Os dados da Segup apontam, por exemplo, uma frequência assustadora dos casos de furtos e roubos de veículos. São registrados, em média, quatro casos do tipo nas seccionais e delegacias da Região Metropolitana por dia. Só em janeiro, foram registrados 86 ocorrências de roubos e 44 relacionadas a furtos de veículos, um número alto, mesmo com a redução média registrada de 33,67%, em comparação com o mês de dezembro de 2008.
O balanço apresentado ontem mostra um aumento nas prisões efetuadas por tráfico e uso de drogas: 52 pessoas foram autuadas em flagrante por traficar entorpecentes, ao mesmo tempo em que 40 foram parar na delegacia por uso. Um aumento de 37,31% em relação a dezembro de 2008 e de 55,93% em comparação à variação nos doze meses do ano.
Acertos - Sobre isso, Araújo destacou que o tráfico permanece como foco das ações preventivas da polícia. 'O tráfico de drogas é o carro chefe de todos os crimes, o principal gerador de ocorrências. Na alta nos (registros de) homicídios, parte desse aumento se credita aos ‘acertos de contas’, como se diz no jargão policial, ou em decorrência de disputa por territórios que há entre os traficantes'.
Quando perguntado sobre a apuração de casos em que policiais são apontados por participação em execuções, o secretário foi enfático: 'Nós vamos combater fortemente não só policiais que se envolvem em execuções como também policiais que se envolvem com outros crimes, como recentemente foi feito em Jacundá, onde praticamente todo o efetivo da cidade foi preso'.

Nenhum comentário: