terça-feira, 3 de março de 2009

A multa que vem do apito

No AMAZÔNIA:

Os agentes de trânsito da Ctbel tiveram muito traballho em 2008, a julgar pelo número de multas aplicadas durante o ano. Para quem achava que araras e radares eram as 'máquinas de multas', os agentes no solo se mostraram muito mais eficientes. No levantamento da Ctbel, foram 208 mil autuações, das quais 124.610 foram realizadas por agentes, 59.817 por radares e 24.299 por araras.
Atualmente, são 14 araras que fiscalizam avanço de sinal e paradas em cima da faixa e oito que punem excesso de velocidade. Nos cruzamentos da avenidas Almirante Barroso com a Tavares Bastos, na Duque de Caxias com Mauriti e na Júlio Cézar em frente ao Conjunto Marex, os dois aparelhos estão em funcionamento.
Já os agentes são 57 concursados pela CTBel, 20 'emprestados' da guarda municipal, que passam por treinamento de três meses sobre legislação de trânsito, e 105 também da guarda que ficam esperando ordens de serviço e são acionados em caso de extrema necessidade. Para o diretor de trânsito da Ctbel, João Renato Aguiar, o ideal era poder contar com mil homens nas ruas.
Ele diz que uma possível explicação para os agentes aplicarem mais multas que os aparelhos eletrônicos resulta do fato da população cometer as infrações 'por que o guarda não está ali sempre'. 'Como os agentes são itinerantes, na maioria das vezes os condutores não se acostumam em trafegar corretamente e um dia o cruzamento é fiscalizado e ele acaba sendo multado', explica João Renato.
As principais infrações flagradas pelos agentes são uso de telefone celular, avanço de sinal e falta do cinto de segurança. 'O uso do cinto ainda é um grande problema. Os motoristas ainda não se concientizaram da importância dele', constata o diretor.
Sobre a arrecadação da Ctbel em cima do total de multas, ele diz que 'nem todas as infrações se convertem em valores, pois há quem recorre da multa e não precisa pagá-la'. João Renato diz ainda que os valores são distribuídos para instituições como o Detran e Denatran e que de uma multa leve, que custa R$ 87, chega a Ctbel uma média de R$ 30.
Comando - Três das principais diretorias da Companhia de Trânsito de Belém (Ctbel) passaram por mudanças de comando. Da diretoria geral sai Socorro Bahia e a cadeira passa a ser ocupada por Elton Braga. Keila Araújo assume a diretoria financeira no lugar de Márcia Castro e a diretoria de transporte deixa de ser chefiada por Walter Campos e passa para Silas Rodrigues.
As mudanças, segundo o diretor superintendente da Ctbel, Alfredo Sarubby, já estavam previstas e, sem explicar claramente o motivo das exonerações, ele afirmou que 'são trocas inerentes ao serviço público'.

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