domingo, 1 de março de 2009

PF prende no Rio ex-chefe do Ibama

No AMAZÔNIA:

Foi preso por volta das 13 horas de ontem, no Rio de Janeiro (RJ), o ex-superintendente do Ibama no Pará, Paulo Castelo Branco. Ele é condenado pela Justiça a cinco anos e quatro meses de prisão pelo crime de concussão, mas era considerado foragido. Paulo Castelo Branco foi detido por uma equipe da Polícia Federal do Pará. Ele estava em um veículo na avenida Atlântica, no bairro de Copacabana e, segundo informações, não resistiu à prisão. De acordo com a assessoria de imprensa da PF no Pará, a transferência dele será providenciada amanhã, e deverá ocorrer à noite ou na madrugada de terça.
Paulo Castelo Branco estava sendo procurado desde novembro do ano passado, quando foi expedido um mandado de prisão contra ele, pela 3ª Vara, especializada em ações criminais. Mas o ex-superintendente do Ibama no Pará já estava condenado desde agosto de 2002, pelo juiz federal da 3ª Vara, Rubens Rollo d’Oliveira, à pena de cinco anos e quatro meses de reclusão, em regime semiaberto. Ele foi condenado pelo crime de concussão, caracterizado por 'exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida', conforme previsto no artigo 316 do Código Penal Brasileiro.
Castelo Branco foi condenado por, segundo a denúncia recebida pela Justiça Federal, tentar extorquir a empresa Eidai do Brasil Madeiras S/A, que acumulava muitas autuações pela prática de infrações ambientais. Com as inúmeras infrações, a empresa corria o risco de perder seu registro e seria obrigada a encerrar suas atividades. Sabendo desta situação da empresa, ele teria pedido ao engenheiro Akihito T., que conhecia diretores da Eidai, para juntos obterem vantagem em dinheiro. De acordo com a assessoria de imprensa da PF no Pará, surgiu uma denúncia de que Paulo Castelo Branco estava no Rio de Janeiro. Segundo informações, alguém que esteve lá durante o Carnaval o avistou, e avisou a polícia. Uma equipe daqui se deslocou para a capital carioca para fazer cumprir o mandado de prisão. Ele estava em um veículo com a placa de Benevides (PA). 'Após ser detido, Castelo Branco foi encaminhado para a sede da PF no Rio de Janeiro, onde permanecerá sob custódia até que sejam resolvidos os trâmites de sua transferência para o Pará', informou a assessoria.

Nenhum comentário: