quarta-feira, 11 de março de 2009

Maré atinge hoje altura máxima hoje

No AMAZÔNIA:

Naturalmente chuvoso, o mês de março também é famoso por apresentar picos de marés. O problema é quando os horários das chuvas e das marés coincidem, o que faz o volume das águas crescerem, resultando em transbordamento e alagamento de cidades e praias. É provável que isso ocorra hoje em Belém e em cidades próximas à capital do Estado, já que a Defesa Civil, o Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil e o 2º Distrito de Meteorologia concordam que as marés atingirão sua maior altura do mês hoje. Os órgãos, porém, não se entendem quanto ao horário em que a maré alta ocorrerá.
De acordo com o coordenador 2º Distrito de Meteorologia, José Raimundo Abreu, em Belém a maré atingirá seu ponto máximo do mês (3,5 metros) às 12h19. Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Mário Chermont, o nível das águas deve ultrapassar os 3,6 metros de altura a partir das 23h21min, e segundo o site da marinha do Brasil, as águas chegarão aos 3,5 metros de altura às 11h38.
Segundo Raimundo Abreu, a cheia da maré não trará prejuízos aos comerciantes da feira do Ver-o-Peso e adjacências, mas poderá atrapalhar a rotina de quem mora nas baixadas ou próximo a canais. 'Caso chova até uma hora depois que a maré tiver atingido a altura máxima, não haverá transbordamento no Ver-o-Peso, o que pode ocorrer nessa situação é o transbordamento de canais', explica Abreu.
Mosqueiro - Em Mosqueiro a maré atingirá uma altura superior a de Belém, serão 3,6 metros de altura a partir das 23h21, segundo a estimativa da Defesa Civil municipal. A recomendação é de que a população evite tomar banho nas praias durante o período de maré alta e também que fique em alerta para não entrar em contato com a água que alaga as ruas próximas à orla.
Salinas - No município de Salinópolis a maré atingirá seu ápice nas primeiras horas da manhã de hoje. Às 7h53 ela atingirá 5,5 metros de altura e segundo José Abreu, as praias do Atalaia e Farol Velho serão completamente tomadas pela água. Segundo ele, o mesmo ocorrerá nas praias de Crispim e Marudá no início da manhã de hoje e por volta das 20 horas.

Nenhum comentário: