quarta-feira, 11 de março de 2009

Chuvas desalojaram 26 famílias em Santarém

De Santarém, por Alailson Muniz/Agência Amazônia

Cerca de 26 famílias já estão desalojadas em Santarém, no oeste do Estado. As famílias, que residiam no bairro do Aeroporto Velho, área urbana da cidade, tiveram suas casas alagadas pelas águas das chuvas que se intensificaram nestes últimos dez dias. No Aeroporto Velho, a Defesa Civil do Município e o Corpo de Bombeiros interditaram várias casas. A rua Magnólia foi a principal afetada. Algumas famílias que não quiseram ficar em abrigos foram para as casas de amigos e familiares. Quem não teve para onde ir ficou alojada temporariamente na sede da Associação de Moradores do bairro.
Na manhã de ontem, o prefeito interino José Maria Tapajós reuniu com as famílias e ouviu os pedidos dos desalojados. Tapajós disse que a Defesa Civil vai ficar 24 horas sob alerta para atender aos casos que venham a acontecer em outros bairros. 'Até sábado vamos resolver a situação dessas famílias. Elas voltam para suas casas ou vão ser colocadas em um local com moradia para elas', emendou Tapajós.
A Defesa Civil vai elaborar um laudo técnico do local alagado no bairro do Aeroporto Velho. Os moradores sugeriram a colocação de bombas de drenagem de água para esvaziar as casas que continuam alagadas. A água seria direcionada para uma galeria próxima ao local.
PAC - As chuvas ainda não afetaram, ao ponto de paralisar, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que estão sendo executadas em três bairros da cidade. 'As obras de pavimentação de ruas e drenagem são afetadas pelas chuvas, mas temos outras frentes de trabalhos que estão sendo tocadas. São obras de infraestrutura saneamento, regularização fundiária e habitação. É um conjunto de ações', informou Alba Valéria, coordenadora do PAC em Santarém.

Nenhum comentário: