sexta-feira, 27 de março de 2009

Em apartes, senadores se solidarizam com Flexa e Agripino

Da Agência Senado

O senador Mário Couto (PSDB-PA) afirmou, em aparte ao senador Flexa Ribeiro, que, quando aparecem sinais de queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, busca-se desviar a atenção da população desse tipo de notícia.
- Querer desviar a atenção prejudicando senadores, é mesquinho - disse Mário Couto.
O senador comentou que o dano à imagem de seu colega de bancada já está feito, e que seria preciso que o Senado desse um esclarecimento oficial à Nação, para evitar o abalo moral à pessoal política de Flexa Ribeiro.
Já o senador Wellington Salgado (PMDB-MG), também em aparte, defendeu a adoção de medidas que garantam a proteção da honra dos parlamentares. A seu ver, está ocorrendo uma crise de autoridade no Senado Federal.
- Desmoraliza-se qualquer um aqui nesta Casa, como está acontecendo com o senador Flexa Ribeiro e com o senador José Agripino, e não acontece nada - protestou Salgado.
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) manifestou sua solidariedade ao senador Flexa Ribeiro e partilhou sua indignação com a "divulgação irresponsável feita pela Polícia Federal e pelo Ministério Público".
Igualmente, o senador Jayme Campos (DEM-MT) disse que o país está refém da Polícia Federal, do Ministério Público e de parte da imprensa nacional, "que muitas vezes não tem escrúpulos em acusar, de forma leviana, senadores, deputados e empresários". Jayme Campos lamentou que a credibilidade de pessoas como os senadores Flexa Ribeiro e José Agripino fique abalada diante da população.
- Lamentavelmente, todos os dias temos que ficar justificando fatos como esses para os amigos, para o povo do estado, para o povo brasileiro - disse Jayme Campos.
O senador Efraim Moraes (DEM-PB), também em aparte, ressaltou a retidão do senador Flexa Ribeiro. Efraim insistiu em que é importante apurar o que se refere à denúncia de superfaturamento na construção da Refinaria Abre e Lima, que aparece na mesma investigação da Polícia Federal. Ele lembrou que a Construtora Carmargo Corrêa é responsável pela obra, que é uma parceria do governo brasileiro com o governo da Venezuela.
- Eu tenho a convicção - disse Efraim - de que nós devemos ir até à Refinaria Abreu e Lima para tentar saber o que está acontecendo com essa obra lá em Pernambuco. Estão tentando desviar a nossa atenção acusando os senadores Flexa Ribeiro e José Agripino, coincidentemente, dois senadores que não têm receio de fazer uma oposição firme, correta e transparente, uma oposição construtiva.
Em seu aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse considerar que os senadores estão dando demasiada atenção às acusações de recebimento de doações que foram feitas na campanha passada. A seu ver, a operação da Polícia Federal foi destinada, especialmente, a apurar a possível existência de superfaturamento na Refinaria Abreu e Lima.
- Acho que os senadores foram "boi de piranha" nesse episódio; não devem perder mais tempo com isso, afirmou Heráclito. - Agora, a operação precisa continuar, é preciso que se apure se é verdade que houve superfaturamento na construção da usina. Aí sim, ali está havendo um propinoduto, não para questões passadas, mas para questões futuras, e de um futuro bem próximo.

Nenhum comentário: