segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Três gerações em concerto de cordas

Magistrados do mundo inteiro, que vieram a Belém para participar do 5º Fórum Mundial de Juízes, evento paralelo ao Fórum Social Mundial, assistiram no sábado à noite a uma apresentação de gala do Quarteto Maestoso.
Integrado por Hélio Saveney (1º violino), Polyana Loureiro (2º violino), Rodrigo Santana (viola) e Arthur Alves (violoncelo), todos músicos paraenses, o Quarteto executou músicas de três gerações da família Fonseca, de Santarém, na programação cultural do 5º Fórum Mundial de Juízes, que se encerrou ontem à noite, no Hangar – Centro de Convenções.
As músicas do concerto foram compostas por José Agostinho da Fonseca (1886-1945), Wilson Fonseca, conhecido como maestro Isoca (1912-2002) e Vicente Fonseca (1948-), no período de 1912 a 2009, com arranjos do magistrado trabalhista e compositor Vicente Malheiros da Fonseca.
As últimas três músicas do programa contaram com a participação especial de Vicente Fonseca, ao piano: "Chuane" (maxixe, de José Agostinho da Fonseca), "Hino da Justiça do Trabalho" (Vicente Fonseca) e "Um Poema de Amor" (bolero, de Wilson Fonseca).
Todas as músicas foram muito aplaudidas pela platéia que lotou o teatro, principalmente a "Ave Maria" (José Agostinho da Fonseca), o chorinho "Irurá" (Vicente Fonseca), executado quase que integralmente em pizzicato (cordas beliscadas, sem o uso do arco dos instrumentos de cordas), o "Hino da Justiça do Trabalho" e o belíssimo "Um Poema de Amor", que encerrou, com chave de ouro, o maravilhoso concerto. “Este último foi aplaudido de pé, demoradamente. Foi emocionante”, diz Vicente.

Nenhum comentário: