quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Luis Nassif sai da TV Cultura

Por Carla Soares Martin, do Comunique-se

O jornalista Luis Nassif foi demitido da TV Cultura na terça-feira (13/01). Nassif aponta motivos políticos para a demissão: “2010”, disse ao Comunique-se, referindo-se às eleições presidenciais e estaduais.
O jornalista centraliza as causas do afastamento em dois motivos: críticas à empresa estadual Sabesp em seu blog, com relação aos investimentos em propaganda, e aos convidados para o Roda Viva com o Gilmar Mendes, presidente do Supremo. Segundo Nassif cita em seu blog, dois deles seriam aliados de Mendes e não fariam perguntas instigantes a respeito do presidente da Suprema Corte.
“Deduzo que haja um alinhamento ideológico para 2010”, disse Nassif. “Markun (presidente da Fundação Padre Anchieta) não daria nenhum passo que não fosse endossado pelo governo do Estado, que mantém a Cultura”, denunciou.

TV Cultura diz que demissão não é ideológica
A Fundação Padre Anchieta nega qualquer interferência ideológica na decisão: “Jamais, ao longo da atual gestão presidida por Paulo Markun, a FPA exerceu qualquer tipo de censura sobre Luis Nassif ou outros colaboradores, não sendo também da prática da instituição contratar ou dispensar pessoas por critérios ideológicos.”
Em comunicado, a TV Cultura informa também que a posição de demitir Nassif tem relação com uma reestruturação do Jornal da Cultura em dar mais espaço para a informação que o comentário.
A TV Cultura afirmou ainda que um dos motivos para a desistência do contrato é a indisponibilidade do jornalista. “Têm sido frequentes, ao longo do período de vigência do contrato, as situações em que a direção do Jornal da Cultura solicita a presença do jornalista e ele não está disponível, em razão de viagens ou outros compromissos profissionais. Isso obriga o jornal a adequar-se às conveniências de seu colaborador e não o contrário, como seria de esperar”, disse.
Nassif rebate: “O acordo que nós fizemos significava que eu ia fazer uma ou duas participações por semana (no Jornal da Cultura), não ia ficar 100% disponível”.

Projetos
Nassif fazia comentários econômicos no Jornal da Cultura. Agora, vai se focar no jornalismo digital. “A Internet é um caminho irreversível”, disse. O jornalista tem um blog e a empresa Dinheiro Vivo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem que ter muita boa vontade pra chamar o Nassif de jornalista, hehe.



Victor Picanço