sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

“Bom motorista paga menos”. Não acredite nisso.

Servidor federal, do alto de seus quase 2 metros de altura, manda para o blog uma desabafo que equivale a muitos, muitos metros de indignação.
Seu desabafo indignado mostra a quantas andam os direitos dos cidadãos nesta dita “Terra de Direitos”.
Seu desabafo revela que todos temos, isto sim, o direito de acreditar que essa “Terra de Direitos”, com todo o respeito”, na passa de uma ficção.
Leia abaixo.

--------------------------------------

Estou indignado!
Nossos governantes (ou seus marketeiros) realmente são muito criativos. Competentes mesmo. Não há quem duvide. Sua capacidade de gerir a coisa pública e criar slogans, bordões ou frases de efeito, como queira, é algo especial, raro.
Pois bem, aqui, na 'terra de direitos', me imaginando bom cidadão e preocupado com o orçamento familiar que sempre anda margeando a insuficiência, graças aos elevados custos que preciso arcar (multiplicados aos zilhões graças à ineficiência de agentes públicos, impunes por isso) com educação, segurança, saúde etc., resolvi economizar alguns tostões do meu muito suado dinheirinho e embarcar numa dessas campanhas publicitárias, que me atraiu com os dizeres 'Bom motorista paga menos', 'governo garante descontos do IPVA cidadão'. É como está no sítio do governo do Estado, assim mesmo, divulgação de campanha publicitária de cortês oferta oficial de desconto na cobrança do IPVA para motoristas não infratores.

--------------------------------------
“Não fui agraciado com o prêmio concedido na forma de desconto do IPVA. Das duas uma: ou sou mau motorista, ou não sou cidadão!”
--------------------------------------


Ocorre que, quando acessei o sítio do Detran para pesquisar quanto custaria o meu IPVA, fui automaticamente redirecionado para outro sítio oficial. Na página da Sefa, finalmente consegui conhecer o valor que me foi imposto pelo governo, que de tão salgado, parece não ter levado em conta a elevada desvalorização que o bem sofreu com a crise que atingiu o mundo todo. Só que, pra minha surpresa, não fui agraciado com o prêmio concedido na forma de desconto. Das duas uma: ou sou mau motorista, ou não sou cidadão!
Pra tirar minha dúvida, fiz pesquisa no sítio do Detran para saber se cometi alguma infração nos últimos dois anos, quando li e seguinte mensagem: "não foi encontrada pontuação para a CNH pertencente ao CPF ...!"
E agora?
Não desisti, afinal de contas, estou em uma 'terra de direitos' e, se realmente sou cidadão (sou mesmo?), devo buscar os meus. Pacientemente usei os 0800s (que no final das contas, também sou eu mesmo quem os paga) para descobrir na CTBel que, no carro que possuo, o antigo proprietário fora apenado por cometer infrações de trânsito.
E o que é que eu tenho haver com isso?!
Para o Detran, que recebe informações da CTBel, processa e repassa para a Sefa, não tenho direito ao desconto cidadão por ter, outra pessoa, desrespeitado as leis de trânsito!
Mas... isso não seria engodo, leviandade ou deslavada mentira, passível de alguma punição? Ando desconfiado de propaganda enganosa!?
No caso, os slogans, normalmente criados com o objetivo de revelar a meta ou o espírito de um trabalho ou conjunto de ações, não correspondem aos fatos. A 'premiação aos bons condutores' que sugere o 'IPVA cidadão' se revela, no mínimo, um grande equívoco, porém, um excelente bordão, como 'governo do povo' ou 'terra de direitos'.A propósito, por onde andam os meus?

Nenhum comentário: