segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PF prende quatro traficantes

No AMAZÔNIA:

A Polícia Federal deu mais um duro golpe no tráfico internacional de drogas, que usa a rota de Belém. Ontem, a equipe do delegado Eduardo Passos prendeu em flagrante quatro traficantes que traziam drogas da Colômbia. São dois peruanos e dois brasileiros. Kadu Moliterno Monteiro Furtano, 26, Michel Eder da Silva Pacheco,26, João Paulo Carvalho Panduro,22 e Luis Elvis Vela Linares,40, foram presos no município de Gurupá, no momento em que realizavam a transação de quase 25 quilos de cocaína pura. Segundo os policiais que participaram da ação, a droga estava escondida em um motor-gerador transportada em um barco comercial que faz a rota Manaus-Belém.
A prisão dos traficantes aconteceu por volta das 13 horas de ontem, em Gurupá. No momento em que os peruanos se preparavam para passar a droga para a quadrilha de brasileiros, os agentes da PF deram o flagrante. Segundo o delegado chefe da divisão de entorpecentes da Polícia Federal, Eduardo Passos, os agentes da PF já estavam seguindo os passos da quadrilha desde a saída da droga, que aconteceu na cidade de Letícia, na Colômbia. 'Há dois meses estamos observando a quadrilha. Nossos agentes embarcaram no mesmo barco que eles (traficantes peruanos), enquanto outros agentes ficaram na trilha dos brasileiros', explicou.
Segundo os agentes da PF, os paraenses Kadu Moliterno Monteiro Furtano e Michel Eder da Silva Pacheco, moradores dos bairros do Tapanã e Val-de-cães, respectivamente saíram de Belém na sexta-feira para a cidade de Gurupá, na divisão do Pará com o Maranhão para receber a droga. 'Essa é uma rota alternativa. Os traficantes sabem que a fiscalização no porto de Belém é rigorosa, e buscam burlar os policiais. Mas estamos atento a essas artimanhas', garantiu Eduardo Passos.
O delegado acredita que a droga, que aportava no Pará, seria para distribuição em Belém. 'Ainda vamos averiguar qual o real destino da droga. Mas acredito que ela seria para o consumo em Belém mesmo', acrescentou Eduardo Passos.
Os agentes da Policia Federal ainda especulam que os traficantes peruanos presos ontem façam parte da mesma facção da quadrilha presas no início deste mês. 'Estamos levantando a ficha deles. Mas de antemão sabemos que são parentes. Vamos ver se eles (traficantes) são um braço da quadrilha presa este mês', declarou eduardo Passos.
Os traficantes foram trazidos a Belém em um avião alugado e foram conduzidos direto para a sede da Polícia Federal, onde serão autuados por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e formação de quadrilha. O motor-gerador onde a droga estava sendo transportada está vindo de barco para Belém e deverá chegar na tarde de hoje.

Nenhum comentário: