quarta-feira, 5 de novembro de 2008

“A grande imprensa deste país é partidária, sim”

Da leitora Rita Helena Ferreira, sobre a postagem Lula, a Imprensa e o bombozinho de cupuaçu:

Em primeiro lugar, preciso fazer uma ressalva: não sou partidária.
Quanto ao comentário do Lula, acredito que, ao menos em parte - pequena parte, diga-se - ele tem razão.
A grande imprensa deste país é partidária, sim. Sabemos disso. Ops, sabemos? Algumas pessoas sabem, melhor dizendo. Conheço de perto pessoas que acreditam, sinceramente, que o Jornal Nacional, por exemplo, é imparcial.
E o que isso tem a ver? Tem a ver pelo fato de que a mesma medida não é usada nos variados governos. Lembro-me das muitas decisões/atitudes bizarras do então presidente FHC que, para a grande imprensa, passaram totalmente desapercebidas.
Daí, pergunto-me: no episódio de de Tucuruí, caso o presidente fosse o Serra, o papel da bala teria sido percebido?
Enfim, o que me incomoda não é o modo com que a grande imprensa lida com o Lula, com fulano ou sicrano. Incomoda mesmo é insistir nesta postura de "imparcial" e usar dois pesos e duas medidas conforme as suas orientações partidárias.
O ideal, para mim, é que jogasse francamente, aberto. Daí, quem sabe, os incautos - que não são poucos - tivessem a chance de receber a notícia previamente avisados.
Infelizmente, acho que tenho que me conformar. Do mesmo modo, o Lula. Ou será que ele, aos 30m do segundo tempo, ainda não entendeu quais são as regras do jogo?

2 comentários:

Anônimo disse...

Mano Bemê!

Não existe imparcialidade na imprensa em nenhum lugar do mundo. Não sejamos sonhadores. Existe, sim, os que são menos e os que são mais imparciais. A tua análise está corretíssima no post abaixo. Para mim, Lula chora de barriga cheia ao reclamar da imprensa. Ou esquecemos que por muito menos o Collor foi banido do Poder, com uma "forcinha" de parte da imprensa? E o peso da corrupção no governo delle não chegou nem perto do que observamos hoje, com tantos mensações, cuecões etc etc. É um nojo!
Bom, o debate é válido. Eu entendo a preocupação da Rita Helena. Mas o fato de ela ser apartidária não quer dizer que não seja lulista... rs.
bjs

Anônimo disse...

Penso que se:
- eu, ilustre anônimo, jogar papel de bombom no chão (mas não o faço), jamais serei ou será notícia.
- Lula guardando o papel do bombom no bolso, jamais será notícia.
Porém (aí está a diferença!), sempre que Lula jogar papel (não só de bombom) no chão, será inevitavelmente notícia.
Se Obama, Sarkozy ou qualquer outra celebridade jogar, também será notícia.
Mas dificilmente eles cometeriam esse, digamos, escorregão.