quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Bala perdida mata garota de 15 anos

No AMAZÔNIA:

Uma adolescente de 15 anos foi atingida na cabeça por uma bala perdida quando saía da casa dela, anteontem à noite, no bairro do Jaderlândia, em Ananindeua. Dayara Cristiane Lima e Silva foi levada com vida para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, mas não resistiu ao ferimento e morreu na madrugada de ontem. A jovem foi a segunda pessoa atingida por bala perdida em menos de uma semana na Região Metropolitana de Belém e a sexta somente no segundo semestre de ano. No domingo, outra adolescente, de 16 anos, foi ferida com um tiro no rosto na porta da casa dela, localizada na Terra Firme.
Dayara foi ferida ao sair de casa com a irmã mais velha, de 17 anos, para levar comida para a mãe, em outro imóvel localizado na mesma rua. As duas saíram da residência da família, na Rua F, por volta de 21 horas, e estavam próximas à esquina quando a menina foi ferida na cabeça.
Um roubo de bicicleta a dois quarteirões da casa da família foi o motivo do disparo. O dono da bicicleta, que perseguia o assaltante a pé, conseguiu derrubá-lo. Acuado, o bandido sacou a arma que carregava na cintura e disparou em direção à vítima do assalto. O tiro atingiu Dayara na parte lateral da cabeça, próximo ao ouvido. Ela caiu na calçada e foi socorrida pela irmã mais velha. Consciente, a menina foi colocada pelo pai dela dentro de um carro e levada ao Metropolitano. 'Ela ainda tava me ouvindo. Eu disse filha, olha pra mim. Não fecha os olhos, não. Ela balançava a cabeça, mas não conseguia falar nada', lembra, bastante emocionado, Daniel Lima e Silva, pai da Dayara, segurando uma foto da filha nas mãos.
Quando a jovem foi ferida, Daniel estava na porta de casa ouvindo música. 'Eu disse para ela, filha, não vai ainda, fica aqui com o papai. Parecia que eu estava sentindo que isso ia acontecer', diz Daniel com a voz embargada.
A morte cerebral da jovem foi confirmada pelos médicos por volta de 23 horas de terça-feira, mas a família só recebeu a notícia do falecimento na madrugada de ontem.
Dayara cursava a 8ª série no Colégio Eugênio Cavaleiro de Macêdo, gostava de ouvir música e freqüentar festas de aparelhagem acompanhada do pai. Popular, ela tinha muitos amigos no bairro. Suas duas irmãs, uma de 11 e outra de 17 anos, estudavam no mesmo colégio dela. A jovem completou 15 anos há menos de dois meses e fazia planos para trabalhar e ajudar a família nas despesas de casa.
De acordo com o tio da menina, o comerciante Davi Silva, a polícia ainda não prendeu o autor do disparo que matou Dayara. A única informação que foi dada à família por testemunhas é que o assaltante mora na comunidade conhecida como 'Açaizal', uma área de ocupação do Jaderlândia, em Ananindeua. O caso foi registrado na delegacia do bairro.

Nenhum comentário: