terça-feira, 11 de agosto de 2009

Virologista diz que a forma comum preocupa mais que o H1N1

No AMAZÔNIA:

A infectologista e virologista Rita Medeiros, que integra a equipe do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e que participou da reunião com a diretoria da Festa de Nazaré ontem à noite, garante que o vírus H1N1, transmissor da Gripe A, mata menos pessoas que a gripe comum. Por isso, segundo ela, não há motivo para preocupação com o aglomerado de fiéis durante as procissões do Círio.
'Culturalmente desconhecemos que a gripe é um problema de saúde pública. Se fosse mais patogênico, da forma que a gripe aviária se manifestou, com certeza, teríamos motivo para preocupação. O H1N1 não é mais agressivo do que o vírus da gripe comum, que já existe há muitos anos', afirmou Rita Medeiros.
A especialista disse que a preocupação com a presença do vírus e a possibilidade de contágio durante o Círio existem, mas defende que não se deve alimentar o pânico na população. 'Não há exagero no enfrentamento da doença. A preocupação existe, mas não podemos alimentar o pânico nas pessoas', pontua. Segundo Rita Medeiros, é possível que a circulação do vírus diminua até o mês de outubro, quando chega a primavera.

Nenhum comentário: