terça-feira, 25 de agosto de 2009

O chororô dos negociantes de terra

No Juventude em Pauta, que às segundas-férias sempre trará postagens que fugirão um pouco ao seu em específico:

-------------------------------------------

Por JOSÉ DIRCEU, do blog dele:

Sinceramente parece chororô a onda de protestos de setores, eu não diria do agronegócio, mas de negociantes de terras e pecuaristas atrasados, contra a atualização do índice de produtividade que serve de base e critério para definir, conforme manda a Constituição, se uma propriedade é ou não produtiva e pode ser ou não desapropriada para fins de reforma agrária.Com apoio, como sempre, de nossa conservadora mídia, a campanha contra a revisão é liderada pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da CNA - Confederação Nacional de Agricultura, e pelo líder da bancada do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), fundador da UDR - União Democrática Ruralista.
Pela nossa Carta, a propriedade, a posse da terra, tem uma função social, além de produtiva. Na Europa, essa função chega a ser também cultural, é um patrimônio da nação faz parte da história do povo e de seus costumes.

O suprassumo do reacionarismo
Lá os produtos agrícolas são tratados como um bem do país pela qualidade e exclusividade - como, por exemplo, os queijos e o champanhe. No Brasil esses setores (veja, também, nota abaixo) querem que o índice de produtividade de 1975 continue em vigor em pleno século XXI, quase 35 anos depois de fixados, como se nada tivesse mudado na agricultura e pecuária brasileiras.
São contra a mudança, como se nossa produtividade fosse a mesma de 1975. Haja atraso e conservadorismo! Haja reacionarismo! Um absurdo!

3 comentários:

Nadinha de souza disse...

Caro Paulo,

Obrigado por noticiar.
Na verdade, todas as segundas-feiras, o meu blog, que trabalha os temas Juventude-Política-Poder Público-Sociedade ded modo entrelaçado, abordará com exclusividade a conjuntura nacional, com artigos e notícias extraídos de fontes que leio.
Naturalmente, deveria ser assim, já que a juventude, além de se movimentar por seus direitos tem que estar, aliás como sempre esteve, em atividade pelos grandes temas do país.

Um abraço!

Paulo Sávio Alves disse...

Seria bom o ilustre José Dirceu se preocupar também com outras áreas de interesse público, sob a responsabilidade do governo, para comparar com a Europa, tais como educação, saúde, sanitarismo, etc... Que interesses o levam a se manifestar sobre esse assunto agora? e porque agora se este problema se arrasta a anos sem uma posição firme do governo para resolvê-lo... Ah sim... existem políticos com interesses próprios...

Anônimo disse...

Juventude sem futuro... bebendo dessa fonte (Zé Dirceu)... Ah, tá, mas a Juventude é do PT! Ta certo, puxem o saco mesmo! É este PT que vai garantir o pão de vcs amanhã!