terça-feira, 11 de agosto de 2009

MST ocupa praça em Belém

No AMAZÔNIA:

Cerca de 800 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) de todo o Pará armaram ontem acampamento na praça do operário, em São Brás. A mobilização é nacional, realizada em mais de 20 estados. No Pará, os trabalhadores rurais sem-terra realizaram a Marcha Estadual em Defesa da Reforma Agrária e Contra a Crise.
O primeiro grupo chegou às 10h de ontem na praça, formado por integrantes vindos de vários municípios do interior do Pará, como Parauapebas, Tucuruí, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, além de bairros de Belém, como Guamá e Pedreira.
De acordo com Alberto Líbano, um dos coordenadores da marcha no Estado, os integrantes se encontraram no acampamento Luís Carlos Prestes, em Irituia, para dar início à caminhada. O grupo saiu de Irituia, a 170 quilômetros de Belém, às 7h, e caminhou por mais de 11 horas até chegar à Praça do Operário.
Os principais motivos da mobilização se referem à reivindicação de assentamento imediato de 90 mil famílias em todo o Brasil; melhor infraestrutura; atualização dos índices de produtividade rural (os últimos são da década de 1970), e desapropriação de áreas ocupadas pelos trabalhadores. A previsão é de que os trabalhadores fiquem acampados em São Brás até o próximo dia 14, mas o tempo da manifestação dependerá das negociações que ocorrem em Brasília.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não só praça como o prédio da receita federal às 5:30 da madrugada.

Anônimo disse...

Deveriam invadir, também, o Hospital Ophir Loiola, pra colocar na mídia nacional.
Esse sim, precisa de ajuda urgente, pois do Governo Popular só sai promessa e propaganda enganosa.