sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Jordy é contra privatizar abastecimento de água de Belém

Diante da possibilidade de privatização dos serviços de abastecimento de água pela prefeitura de Belém, o deputado estadual, Arnaldo Jordy (PPS) solicitou à Assembléia Legislativa, a realização de uma audiência pública para debater o tema. Totalmente contrário à privatização, ele afirma que a iniciativa pode trazer sérios prejuízos à população, entre eles, o aumento das tarifas pagas pela oferta dos serviços e a precarização da saúde pública, uma vez que pode restringir a água potável a uma parcela de usuários, sobretudo, de baixa renda. “Temos que proporcionar o debate sobre o assunto para esclarecer os riscos que essa proposta pode trazer à população”, disse o parlamentar.
Arnaldo Jordy criticou a prefeitura de Belém por ter enviado ao Ministério das Cidades um elenco de justificativas para recusar recursos federais de R$ 244,5 milhões, que seriam utilizados pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para execução de obras no município de Belém e região metropolitana. Essa recusa, segundo o deputado, chega a ser contraditória diante do fato de Belém ser a segunda pior capital do país em abastecimento.
“Essa foi uma iniciativa isolada e centralizadora da prefeitura que pode comprometer e inviabilizar qualquer alternativa que conduza à melhoria dos serviços de água para a população de Belém”, ressaltou, lembrando que há indicadores incontestáveis de que a capital paraense precisa de comprometimento e investimentos públicos para garantir a universalização dos serviços para as camadas mais pobres da população. “A empresa privada jamais assumiria estes riscos, sem majoração de tarifas”, reafirmou.
Para a audiência, Jordy pede que sejam convidados o Ministério Público Estadual, Cosanpa, Serviço Autônomo de Água de Belém (Saaeb), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Associação dos Serviços Municipais de Água, Universidade Federal do Pará, Sindicato dos Urbanitários do Pará e especialistas no assunto. A data prevista para a audiência é 19 de agosto.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário: