terça-feira, 11 de agosto de 2009

Governadora Ana Júlia visita obras da Catedral da Sé

Nesta terça-feira, 11 de agosto, às 10h, a Governadora Ana Júlia Carepa e o Secretário de Cultura Edilson Moura visitam a obra da Catedral Metropolitana de Belém, ou Catedral da Sé, que está em fase de conclusão e deve ser inaugurada no próximo dia 1º de setembro. A inauguração deverá ter a participação do ex-arcebispo de Belém, Dom Orani Tempesta e do Núncio Apostólico, representante do papa no Brasil, Dom Lourenço Baldisseri, além de uma extensão programação religiosa e cultural.
A obra de Restauro da Catedral de Belém foi iniciada em 04 de agosto de 2005, ficando paralisada até abril de 2006, quando foram realizados serviços internos para o início efetivo da obra. Entretanto, houve novamente a paralisação devido a questões orçamentárias e financeiras. De 2007 até o presente momento, a obra foi retomada em ritmo permanente e contínuo, inclusive com o espaço aberto à visitação pública (setembro de 2008 a fevereiro de 2009), no projeto Ateliê Aberto integrado ao Projeto Arte Na Obra.
Já as obras de restauração das peças históricas e telas da Sé iniciaram no ano de 2007, tendo sido liberado um orçamento de R$ 1.700.000,00 (hum milhão e setecentos mil reais). O restauro foi iniciado pela cobertura da igreja. Em seguida, o processo passou para o seu interior, onde o prédio e os bens móveis e integrados, passaram a receber o tratamento adequado para revitalização e restauração, conforme a necessidade.
Segundo o secretário de Cultura Edilson Moura, a Sé é um dos símbolos maiores da fé do povo paraense. “É dali que, todo segundo domingo de outubro, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré sai em direção à Basílica Santuário no Círio de Nazaré, que reúne dois milhões de fiéis todos os anos”, afirma. “Isso mostra como que este patrimônio já está perpetuado no imaginário coletivo da cidade, além de ser um importante templo da divulgação espiritual da igreja católica”.
Por isso, o simbolismo da data escolhida para a inauguração, dia 1º de setembro, dia dedicado a Nossa Senhora de Belém, padroeira da cidade. “Acho que a população vai ficar satisfeita em receber de volta do Governo do Estado, a Catedral reformada e restaurada, voltando a ser um dos cartões-postais da cidade de Belém”, considera o secretário.
Todo o investimento feito na Catedral, veio diretamente dos recursos do Governo do Estado. O projeto de restauração da Catedral Metropolitana de Belém foi repensado, neste governo, baseado na metodologia tradicional que respeita o antigo, mas ao adotar materiais contemporâneos faz uso da reversibilidade. Além disso, ele agrega conceitos contemporâneos como a sustentabilidade e eficiência energética, promovendo também a acessibilidade ao portador de necessidades especiais.
Ao longo dos seus quase 238 anos, algumas mudanças foram observadas principalmente com relação às pinturas decorativas das abóbadas do salão dos pontificais, paredes e abóbadas dos átrios e corredores paralelos à nave. Foram encontradas camadas pictóricas do séc. XIX que estavam encobertas por pinturas contemporâneas, que após a reabertura poderão ser contempladas por todos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secult

3 comentários:

Anônimo disse...

Faltou dizer em que governo começou a obra e de quem é o projeto.

Anônimo disse...

Esta obra vai para a contabilidade deste Governo dos Petralhas? Se for contabilizada acho que deveria ser somente meia obra, pois no Governo dos Tucanos ela ficou quase pronta! Faltava umas pinturinhas com cal e fazer a inauguração.

Anônimo disse...

A verdade é que o jatene e o Paulo Chaves deixaram apenas o projeto e tudo emperrado com a Arquidiciose. Portanto, nesse caso o mérito é da gestão atual.