quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Filha de servidor da Alepa apresenta quadro de Influenza A

No AMAZÔNIA:

A filha de um servidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) compareceu ontem ao departamento do Bem-Estar Social (Debes) da Casa apresentando febre elevada, tosse seca e quadro sugestivo de pneumonia. Os sintomas, característicos da gripe Influenza A, preocuparam os médicos do local, que encaminharam a paciente para um Centro de Saúde Especializado. Se confirmado, esse será o primeiro caso da nova gripe registrado no prédio do poder Legislativo do Estado.
'O que chamou a atenção foi a gravidade do caso da paciente', explicou o médico Dimitri Clairefonte, que atendeu a jovem. De acordo com ele, ela teve contato com dois colegas de faculdade que viajaram para o Sul do Brasil, onde a doença tem se espalhado mais rapidamente. Além disso, antes de ficar doente, os pais da jovem também tiveram sintomas da gripe, mas, agora, passam bem. 'O servidor não apresenta mais sintoma nenhum', garante Dimitri.
Quem também recebeu atendimento médico foi o deputado Miriquinho Batista (PT), que compareceu ao ambulatório da Casa ao sentir-se mal. Porém, tanto a enfermeira que o atendeu quanto o próprio médico do Debes trataram de esclarecer que o parlamentar não se encontra com sintomas da nova gripe. 'Não há motivo para pânico', destacou Dimitri.
Prevenção - Até agora, poucas medidas foram tomadas pela Assembleia Legislativa para se prevenir da proliferação do vírus da nova gripe. No departamento onde a paciente com suspeita de estar com a doença foi atendida, apenas uma pessoa surgiu de máscara no momento da entrevista. Segundo Dimitri Clairefonte, a orientação é que qualquer pessoa que tenha contato com alguém que esteja apresentando quadro gripal use a máscara.
Maria Carla Barile, chefe da divisão do serviço social, revela que foram solicitadas à presidência da Alepa mais de cem máscaras com filtros para ficarem à disposição dos servidores que entram em contato direto com os pacientes suspeitos de estarem com a nova gripe. Além disso, amanhã haverá uma palestra para médicos e servidores do departamento de saúde da Casa, com a presença da médica infectologista Socorro Correa. Na ocasião, os presentes serão orientados sobre como proceder em casos de suspeitas da nova gripe e quais mecanismos podem ser usados para que a doença não se prolifere.

Nenhum comentário: