quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Farmácias da capital não têm o tamiflu

No AMAZÔNIA:

Cerca de 28 mil pessoas foram infectadas pelo vírus H1N1 no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS). Assim, o ministro da saúde, José Gomes Temporão, afirmou ontem, durante audiência na comissão geral da Câmara dos Deputados, que o Ministério receberá mais 800 mil tratamentos para a gripe A até o final de agosto. De acordo com Temporão, desde abril já foram distribuídos
As falhas parecem mesmo existir, já que, oficialmente, o antiviral deveria voltar às farmácias do Estado, pois, como prevê a última alteração no protocolo do MS, os médicos podem prescrever livremente - mas de forma prudente - a medicação a qualquer paciente. E não mais apenas àqueles pertencentes ao grupo de risco. Se a prescrição foi liberada, fica subtendido que os pacientes precisarão de uma quantidade, ainda que mínima, nas farmácias particulares. Mas não é o que se vê. A medicação parece não estar em lugar nenhum.
Nas duas maiores redes de farmácias do Estado, o antiviral não está disponível. 'O Tamiflu foi retirado das farmácias por determinação do Ministério da Saúde. No último domingo, soubemos que o remédio voltaria a ficar disponível para o consumidor, mas até agora não recebemos nenhuma determinação dos nossos superiores sobre a disponibilidade dele', disse a atendente de uma das redes de farmácias.
Por outro lado, a quantidade de caixas repassadas ao Pará não chegou a ser informada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que até o fechamento da edição não retornou às solicitações da equipe de reportagem.

Nenhum comentário: