segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CPI da pedofilia em Marituba

No AMAZÔNIA:

Os deputados integrantes da CPI da Assembleia Legislativa que investigam crimes sexuais contra crianças e adolescentes no Pará desembarcam hoje, em Marituba, cidade pertencente à região metropolitana e distante de 13 km de Belém, para realizarem audiência pública, investigações e ouvir em depoimentos sete pessoas envolvidas em crimes de pedofilia, seis homens e uma mulher. Nos sete casos serão ouvidas em oitivas mais nove testemunhas das situações de violência sexual investigadas.
A audiência pública está prevista se iniciar às 9 horas, no prédio da Câmara Municipal, e foram convidados para participar o prefeito Jesus Bertoldo Rodrigues Couto; o juiz da Comarca Homero Lamarão Neto; o presidente da Câmara, o vereador Widson Araújo de Melo; a promotora de Justiça, Léa Cristina Mouzinho da Rocha; a defensora Pública Márcia Regina Belém Pereira; o delegado de Polícia Dauriedson Bentes da Silva; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Isnard Ferreira, os conselheiros tutelares e demais representantes de entidades de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Durante a audiência as autoridades públicas vão informar sobre a situação de violência sexual na cidade em que a CPI está instalada.
Após o encerramento da audiência pública os deputados da CPI passarão às investigações dos sete casos escolhidos para averiguação e colhimento de depoimentos de acusados e testemunhas. As oitivas de todos os acusados serão públicas, enquanto que as testemunhas poderão ser ouvidas em sessão secreta, bem como os (as) menores de idade vítimas de abuso sexual.
Na agenda, o próximo município a ser visitado será Cametá, no dia 13 de agosto, na região nordeste do Pará, que recebe pela segunda vez a CPI, que lá esteve no dia 8 de junho passado, para aprofundar as investigações iniciadas. Já o município de Barcarena terá a presença da CPI no dia 14, uma sexta-feira. Nos dias 20 e 21 deste mês, a comissão visita Xinguara, no sudeste paraense. Em seguida, os parlamentares visitam o município de Ponta de Pedras, localizado na região das Ilhas, no dia 27 de agosto.
Os trabalhos da CPI em Marituba devem contar com todos os deputados titulares da comissão. Já confirmaram presença em Marituba, Adamor Aires (PR), presidente; Arnaldo Jordy (PPS), relator; Regina Barata (PT), Suleima Pegado (PSDB), Simone Morgado (PMDB), Márcio Miranda (DEM) e Deley Santos (PV) e ainda o autor de pedido de instalação da CPI, Carlos Bordalo (PT), que é membro suplente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adamor Aires é do PR e não PP.