sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jatene e Almir: cada um na sua, no casamento de Mário Couto

Se os olhares de mais de mil pessoas estiveram concentrados no senador Mário Couto e sua mulher Solange Silva, que ontem selaram nos faustosos salões da Assembleia Paraense uma união de 20 anos, é certo que muitos olhares – às centenas – também se concentraram em dois convidados especiais: os ex-governadores Almir Gabriel e Simão Jatene, antes unha e carne um com o outro, mas desavindos desde a campanha de 2006, quando a atual governadora Ana Júlia destronou 12 anos sucessivos de tucanato no Pará.
Era mais quem acompanhava para ver se ambos se falariam, se cumprimentariam – ainda que protocolarmente, ainda que socialmente -, depois que Almir escancarou para todo o distinto eleitorado suas mágoas em relação ao ex-amigo, a quem acusou de fazer “corpo mole” na eleição de 2006.
Mas não teve cumprimento, não.
Não teve aproximação.
Cada um ficou na sua.
Fiador da candidatura de Mário Couto e hoje o principal adversário de Jatene no PSDB, o ex-governador Almir Gabriel, um dos padrinhos de Mário Couto, entrou no salão da Assembléia de braços dados com Samia, uma de suas filhas.
Jatene sentou-se a uma mesa com o deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB) e com o presidente regional do DEM, o também deputado federal Vic Pires Franco, que estava com sua mulher, a ex-vice-governadora Valéria.
Dos dez deputados que integram a bancada do PSDB na Assembléia Legislativa, compareceram apenas quatro: o líder José Megale, André Dias, Tetê Santos e Manoel Pioneiro. Os estaduais do PSDB, todos eles, já assinaram um documento em apoio à candidatura de Jatene, procedimento que, no entender de Mário Couto, não contribui para agregar o partido.
Além de Zenaldo Coutinho, Nilson Pinto, que está fechado com Mário Couto, foi o único deputado federal tucano que compareceu à Assembléia. Wandenkolk Gonçalves, o terceiro federal do PSDB, não foi. O senador Flexa Ribeiro, presidente regional da legenda e até agora equilibrando-se magistralmente em cima do muro, também marcava presença na Assembleia Paraense.
Outros deputados que foram vistos flanando durante a recepção foram o presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Juvenil (PMDB), Márcio Miranda (DEM), Júnior Jage (PR), Adamor Aires (PR), Haroldo Martins (DEM), João Salame (PPS) e Antônio Rocha (PMDB).
E o presidente regional do PMDB, deputado Jader Barbalho?
Não foi.
Pelo menos não foi visto.
Preferiu, ao que tudo indica, para futuras alianças.
Alianças partidárias, por evidente.

ATUALIZAÇÃO ÀS 10H58:

Os deputados João Salame e Júnior Ferrari também estavam nocasamento.

6 comentários:

Anônimo disse...

Jader não foi mas mandou presente.

Anônimo disse...

Festa de estadista, lá estavam os últimos 3 governadores do Pará, lá eu reconhecir 8 senadores e sei que tinha mais, eram 4 deputados federais, contei 12 deputados estaduais e sei que tinha mais e muitos, muitos prefeitos, depois de 15 parei de contar. Além dos familiares e das estrelas mais de mil pessoas, muitas de grande peso político, econômico e social. Nasce um candidato.

Anônimo disse...

O Salame tava lá

Anônimo disse...

O Junior Ferrari também

Anônimo disse...

Deputados João Salame também

Anônimo disse...

Nasce um candidato: apaga-se uma biografia?