quinta-feira, 26 de março de 2009

Vinte e nove escapam por túnel cavado em cárcere de Mosqueiro

No AMAZÔNIA:

Vinte e nove presos fugiram, durante a madrugada de ontem, do Centro de Recuperação de Mosqueiro, unidade administrada pela Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) e localizada aos fundos da seccional do distrito. Os detentos escaparam através de um túnel cavado na última cela da unidade. Dos 29, apenas cinco haviam sido recapturados até o final da manhã de ontem. No início da noite, de acordo com a Susipe, já eram nove os recapturados. Segundo fontes da própria Susipe, o prédio foi projetado para 48 vagas, mas antes da fuga guardava 86 presos.
O major PM Benedito Sabbá, comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM), sediada em Mosqueiro, informou que a fuga foi detectada por volta das 3h25. Alguns PMs estavam na seccional, ocupados em um procedimento de flagrante, quando um caseiro das imediações chegou para informar que havia acabado de ver vários homens saindo por um buraco, nos fundos do presídio. Pelo buraco, os presos saíram debaixo de uma das guaritas em um terreno desabitado, de onde tiveram acesso facilmente à rua Marajó, ao lado da seccional.
As buscas foram iniciadas imediatamente, sob o comando do delegado Armando Mourão e do capitão Da Silva. Ainda nas imediações, cinco dos foragidos foram logo recapturados. Em seguida, a PM pediu reforços do Grupamento Aéreo (Graer) e da Companhia de Polícia Fluvial para interceptar todas as possíveis saídas de Mosqueiro.
'Obtivemos a informação de que cinco deles estão fugindo num barco furtado. Muitos também podem estar escondidos em matagais aqui às proximidades. Contamos com o suporte do helicóptero do Graer, de uma embarcação e de mais cinco viaturas. Agentes prisionais e PMs estão atuando juntos em barreiras montadas em portos e nas estradas. Barcos, ônibus e micro-ônibus estão sendo revistados. Também estamos checando as casas de familiares dos foragidos', informou o major Sabbá que, ontem de manhã, assumiu a coordenação das buscas pelos 24 que ainda estavam foragidos.

Nenhum comentário: