quinta-feira, 26 de março de 2009

Fuga em massa abre feridas do sistema penal

No AMAZÔNIA:

Prisioneiros escaparam, ontem, de celas das Seccionais da Marambaia e do Centro de Recuperação de Mosqueiro. Em Icoaraci, dois vergalhões foram achados em revista feita pela polícia. No Benguí, investigadores flagaram detentos cavando a parede. Todas as situações ocorreram em xadrezes superlotados, inseguros e insalubres, vigiados por policiais que, ao invés de investigar, são obrigados, pelas circunstâncias, a trabalhar como carcereiros.
Ontem de madrugada, Amintas Geovan Damasceno Pereira, que responde por assalto, conseguiu fugir da carceragem da Seccional da Marambaia abrindo um dos cadeados. Ainda não se sabe como ele conseguiu fazer isso. Policiais civis daquela unidade policial informaram que será instaurado um inquérito policial para esclarecer a fuga. Após uma revista na cela e uma nova contagem dos presos, o chefe de operações da Marambaia, Manuel Amaral, constatou que os presos Adelino Rodrigues Rocha e Moisés de Sousa Martins, ambos presos em flagrante por assalto, conseguiram escapar junto com Amintas.
Segundo o delegado Luiz Carlos Teixeira, quem assumiu o plantão da madrugada de ontem, Amintas figiu por volta das 3h30. Às 4h15, um dos investigadores de plantão foi à carceragem para uma ronda de rotina e encontrou o local com o portão apenas encostado. O cadeado estava jogado dentro do corredor da cela, a poucos metros do portão. Os policiais acreditam que só não houve fuga em massa porque a maioria dos outros 34 presos estava dormindo. Os fugitivos conseguiram sair sem alertar nem mesmo os companheiros de cela.
A má qualidade do cadeado que fechava a cela foi criticada pelos policiais. 'Não acreditamos que o preso tivesse a chave. Ele deve ter usado algum arame ou instrumento semelhante. Trata-se de um cadeado de péssima qualidade que certamente abre facilmente', avalia o delegado, que vai instaurar inquérito para investigar a fuga.
A Polícia Militar foi acionada para fazer uma revista na carceragem. Nada de suspeito foi encontrado. Os presos que ficaram não deram nenhum tipo de informação sobre como os foragidos conseguiram escapar.
No boletim de ocorrência registrado sobre a fuga, já no começo da manhã, um detento identificado como Édipo Conceição disse ter visto os presos abrindo o cadeado com a ajuda de um arame. Ele foi ouvido pelo delegado Luís Carlos Alves Teixeira.
Adelino Rodrigues Rocha, um dos presos que conseguiram escapar, foi preso no dia 21 de fevereiro por assalto à mão armada. Ele já respondia na justiça por porte ilegal de armas. Os outros dois presos que escapara também são assaltantes.
Revista - No sábado passado, durante uma revista na carceragem da Seccional da Marambaia, a polícia encontrou em poder dos detentos duas serras, dois aparelhos celulares, carregadores e até uma chave. Na ocasião, a polícia abortou a tentativa de fuga e pediu a transferência de cinco presos, conforme relatou o chefe de operações da Marambaia, investigador Amaral. As transferências foram realizadas na tarde de ontem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Feridas expostas há tempos... que nem a Justiça Estadual e o Executivo conseguem cicatrizar...
No máximo utilizam-se paliativos que não atacam a origem deste problema.

Anônimo disse...

O delegado vai abrir inquérito para apurar a falha da delegacia que ele dirige? É isso mesmo? Então tá. Certamente os culpados serão punidos.