terça-feira, 3 de março de 2009

“Leite Derrmado”, o título do novo romance de Chico Buarque

Da Folha Online

O título do novo romance de Chico Buarque (foto), que vinha sendo mantido em segredo, foi divulgado esta segunda-feira no site da editora Companhia das Letras. O livro se chamará "Leite derramado". A obra chega às livrarias na última semana de março.
Chico anda enclausurado nos últimos tempos finalizando o livro. Até suas tradicionais caminhadas pela orla do Leblon foram reduzidas para o cantor não atropelar o calendário de lançamento de mais um romance.
"Leite derramado" é o quarto romance da carreira literária do cantor. O primeiro foi "Estorvo", publicado em 1991. Quatro anos depois chega o segundo, "Benjamim", adaptado para o cinema em 2004 com direção de Monique Gardenberg.
Em 2003, Chico lança seu terceiro romance, "Budapeste". O livro foi um sucesso de crítica e lhe valeu o prestigiado prêmio Jabuti de 2004 como livro de ficção do ano. Assim como "Benjamim", a obra ganha em breve uma versão cinematográfica. Dia 22 de maio estreia nos cinemas brasileiros o longa-metragem de Walter Carvalho baseado no livro. Leonardo Medeiros, Gabriella Hármoni e Giovanna Antonelli estrelam a produção rodada na Hungria.
O primeiro contato de Chico Buarque com as letras foi ainda no colégio, quando ele se destacou como cronista e teve seu livro de estreia publicado em 1966, aos 22 anos. A obra trazia os manuscritos das primeiras composições, o conto "Ulisses", e ainda uma crônica de Carlos Drummond de Andrade sobre "A banda", sucesso de Chico.
A carreira literária é retomada em 1974, quando Chico escreve a novela pecuária "Fazenda modelo". Em 1979, chega "Chapeuzinho Amarelo", um livro-poema para crianças. "A bordo do Rui Barbosa", com ilustrações de ilustrações de Vallandro Keating, foi escrito em 1963 e 1964 e publicado em 1981.

Nenhum comentário: