sexta-feira, 27 de março de 2009

Faltará água em 17 bairros

No AMAZÔNIA:

Quinhentos mil habitantes, moradores de 17 bairros de Belém e Ananindeua, vão amanhecer sem água no domingo. A suspensão no abastecimento pela Cosanpa, justificada pela expansão da Estação de Tratamento de Água do lago Bolonha, vai durar 16 horas. A companhia estima que 60% das ligações em residências de Belém serão atingidas pela suspensão temporária. O serviço será interrompido às 6h e só será retomado às 22h. Os bairros atingidos são Guamá, Cremação, Condor, São Brás, Fátima, Marco, Canudos, Montese, Jurunas, parte de Batista Campos, Pedreira, Telégrafo, Sacramenta, Souza, Barreiro, Marambaia e Cidade Nova.
No domingo, a Cosanpa coloca em pré-operação a segunda etapa da nova Estação de Tratamento de Água do Lago Bolonha - uma obra retomada em 2007, depois de passar quatro anos parada. A etapa que entrará em testes, quando colocada em pleno funcionamento, duplicará a capacidade de produção da ETA Bolonha de 3.200 para 6.400 litros por segundo. A ampliação estava prevista no projeto da Estação de Tratamento, cuja primeira fase foi concluída em 1986. O custo estimado da ampliação, somado à duplicação do sistema de captação de água do Guamá, é de R$ 90 milhões, rateada entre recursos do governo do Estado e financiamento da Caixa Econômica Federal.
A segunda etapa da nova Estação de Tratamento de Água do Bolonha tem previsão para ser concluída em setembro de 2009. Por enquanto, a estrutura de tubulações, tanques, filtros e decantação passará por testes. A suspensão do fornecimento, programada para domingo, servirá para que a segunda etapa da estação seja interligada com o sistema da primeira, que está em funcionamento. Eduardo de Castro Ribeiro Júnior, presidente da Cosanpa, afirma que a obra de duplicação era necessária para devolver o equilíbrio entre oferta e demanda de água em Belém. Ribeiro afirma que a ampliação pode pôr fim ao déficit de 4 milhões de litros por dia, registrado na Região Metropolitana de Belém. Defasagem que o consumidor sente na pele com o abastecimento intermitente de água em bairros mais distantes do centro.
'Com a nova estrutura, nós podemos trabalhar na expansão do abastecimento para as áreas que ainda não são atendidas em Belém, além de garantir abastecimento de qualidade pelos próximos 20 anos', afirmou o Eduardo Ribeiro, durante a apresentação do projeto, ontem pela manhã, na ETA Bolonha.
Mesmo quando concluída, a ampliação da Estação de Tratamento de Água do Bolonha não vai resolver o problema da falta de água na Cidade Nova. O presidente da Cosanpa, Eduardo Ribeiro Júnior, afirma que o bairro, atendido pela nova Estação de Tratamento, ainda carece de investimento para ter o abastecimento pleno. Segundo ele, a construção de uma adutora ligando a ETA Bolonha e o centro de Ananindeua (batizada de Adutora da Zona de Expansão), necessária para a normalização do fornecimento na Cidade Nova, está em fase de licitação e só dever ser iniciada em abril do próximo ano.

Nenhum comentário: